Prefeitura do Natal
Sobre o Secretário:
...

Daliana Bandeira

Possui graduação em Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Transportes, pela Universidade de Brasília, e Especialização Avançada em Sistemas de Transportes pela Universidade de Coimbra, em associação com as universidades de Lisboa e do Porto. Atualmente está concluindo sua tese de Doutorado em Sistemas de Transportes pela Universidade de Coimbra. Sua experiência profissional iniciou-se no ano de 2003, na cidade de Brasília, tendo participado de vários projetos em cooperação entre o Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, da Universidade de Brasília, e a Agência Nacional de Transportes Terrestres. No início do ano de 2006, ocupou, nesta secretaria, o cargo de chefe do Departamento de Engenharia de Trânsito, por onde ficou até o fim do ano de 2008. Em seguida, dedicou sua vida profissional, como engenheira civil, com ênfase na mobilidade urbana, na iniciativa privada trabalhando na elaboração de vários projetos, entre esses, vários planos de mobilidade em diferentes municípios brasileiros.

Atribuições:

É atribuição da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) regulamentar os serviços de ônibus, táxis e transportes opcionais, dentro dos limites do município de Natal, com a finalidade de atender o interesse público.

Também cabe a STTU promover políticas de desenvolvimento da mobilidade e da acessibilidade com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, garantindo o direito de ir e vir, estimulando a integração entre as regiões do espaço metropolitano de Natal, preservando o meio ambiente e assegurando a dignidade da pessoa humana e promovendo o desenvolvimento social e econômico de forma equilibrada e sustentável.

Atuando de modo integrado com outras secretarias municipais e com órgãos das administrações estadual e federal, bem como com a iniciativa privada, a STTU objetiva aproximar as pessoas que se utilizam do espaço municipal em busca dos destinos por elas procurados, em particular para as escolas e hospitais, priorizando a diminuição do tráfego da população e contribuindo para melhoria da mobilidade urbana sustentável.

A formulação, o acompanhamento e execução de políticas públicas que privilegiem o transporte público de passageiros, tem como finalidade o desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável, propondo políticas tarifárias que assegurem a mobilidade da população de baixa renda com ênfase no transporte público de massa.

Por fim, implementar as medidas da Política Nacional de Trânsito e do Programa Nacional de Trânsito, no âmbito do município de Natal, com ênfase na educação e conscientização dos motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres, priorizando o respeito à vida e às normas de trânsito, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Contato:

Rua Almino Afonso, 44

59.012-010

Telefone:

Se estiver em Natal
(Informações e reclamações)

Telefone:

Se estiver fora de Natal
(Informações e reclamações)

Telefone do Gabinete:

Atendimento das 08h00 às 14h00

sttu@natal.rn.gov.br