O Plano Municipal de Mitigação e Adaptação a Mudanças Climáticas, lançado em dezembro de 2024, pela Prefeitura de Natal foi elaborado pela Semurb em parceria com o Grupo GEOMA, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que prevê uma série de ações, uma delas é o monitoramento da distribuição de chuvas em Natal.
Para isso, foi criada uma Rede de Monitoramento Hidrológico com a instalação de pluviômetros em escolas municipais, que ficam próximas a lagoas, nas diversas regiões da cidade para ajudar a compreender eventos extremos, prever possíveis transbordamentos das lagoas de captação e fornecer dados para as futuras salas de monitoramento, e ainda, envolver os alunos em atividades de educação ambiental.
Hoje, a capital potiguar conta com 41 pluviômetros instalados e o objetivo da Semurb é chegar no final deste ano, com no mínimo 80 pontos de coleta.
Confira aqui o Boletim Pluviométrico diário emitido pela Semurb. Elaborado a partir dos dados coletados da Rede de Monitoramento Hidrológico e Climático de Natal.