Prefeitura do Natal

Anuário Natal 2021


O Anuário Natal é um compêndio de diagnósticos e dados sobre a cidade que constitui como um importante instrumento de conhecimento e planejamento estratégico de políticas urbanas e ambientais. É concebido de forma a permitir uma leitura completa da realidade do Município. Esta é uma ferramenta da qual a Prefeitura Municipal de Natal vem fazendo uso desde o ano de 2003, quando se constituiu o primeiro Anuário Natal.

Baixe aqui

Estudo de Dunas


O estudo reflete a preocupação do Município em promover o equilíbrio entre a dinâmica urbana e a conservação de fragmentos dispersos na mancha urbana, que preservam características peculiares ao ecossistema Dunas. Promove uma minuciosa verificação para estabelecer parâmetros que determinem um limite claro entre: quanto preservar e como ocupar área sob as quais pairem dúvidas sobre o enquadramento ou não como remanescentes de dunas.

Baixe aqui

Experiências Agroecológicas


Os objetivos do projeto 'Fomento de Experiências Agroecológicas na Cidade de Natal/RN - Agroecologia na Cidade' são conhecer e divulgar experiências agroecológicas realizadas no município, realizar atividades de educação ambiental e promover políticas públicas para a produção de alimentos saudáveis em Natal.

Baixe aqui

Relatório e Atlas do mapeamento e caracterização dos remanescentes de dunas de Natal


Retrata a importância do ecossistema Dunas no Município do Natal. Consiste em um levantamento dos remanescentes de dunas, no Estado do Rio Grande do Norte, entre os paralelos 36°42’53" e 37°15’11" de latitude sul e entre os me ridianos 38° 35’52” e 34°58’03" de longitude oeste, abrangendo uma área total de 16.265 hectares, dividida em quatro zonas administrativas que abrangem a área do estudo realizado por uma equipe multidisciplinar da SEMURB, no ano de 2008.


Dunas

Plano Municipal de Redução de Riscos do Município de Natal


O Plano Municipal de Redução de Riscos – PMRR objetiva o mapeamento das áreas para posteriormente traçar os rumos do planejamento urbano das mesmas, hierarquizadas por nível de criticidade, abrangendo os assentamentos localizados em encostas e/ou susceptíveis a inundações, localizados em flancos dunares e adjacências ou em outras áreas que se mostrem inadequadas para real e completa inserção social desses assentamentos na cidade formal.

Baixe aqui


Instrumentos do Ordenamento Urbano


Atualmente existe uma vasta legislação urbanística e ambiental, envolvendo o Plano Diretor, diversas leis ordinárias, regulamentos e decretos. Este conjunto legislativo local associado às leis de hierarquia superior, como a Constituição, o Estatuto da Cidade, o Código de Meio Ambiente e outros, é o que podemos chamar de sistema legislativo de ordenamento urbano, o que nos levou à ideia do título deste trabalho. O volume de Instrumentos de Ordenamento Urbano – Natal trata-se de uma atualização, um incremento dos “Instrumentos” publicados nos anos de 2004, 2008 e 2009. Em sua primeira parte, em forma de mapas, o livro apresenta a legislação básica incidente em cada um dos 36 bairros de Natal. No intuito de facilitar o manuseio e o acesso às informações, foi pensado um modelo de mapa contendo legendas remissivas às respectivas leis - contidas na segunda parte do livro em ordem alfabética, bem como mapas detalhados de áreas específicas como, por exemplo, as Zonas de Preservação Ambiental.

Baixe aqui


Zoneamento Ambiental de Natal


A publicação tem como objetivo catalogar Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) localizadas nos diversos bairros da cidade e sintetizar a legislação em vigor que as regem. Além disso, o trabalho apresenta os mapas de cada zona e seus respectivos quadros de prescrições urbanísticas. As ZPAs são áreas nas quais as características do meio físico restringem o uso e ocupação do solo urbano com vistas à proteção, manutenção e recuperação dos aspectos paisagísticos, históricos, arqueológicos e científicos. Em Natal, as ZPAs são em número de 10.


Zoneamento Ambiental de Natal

Manual de Arborização


A arborização do espaço urbano deve ser uma preocupação de toda a população, principalmente do poder público. Porém para inserir árvores no meio urbano é necessária a observação de pontos fundamentais para que as mesmas não se tornem um problema para a sociedade. O manual tem como objetivo fornecer subsídios à população através para orientar o plantio correto de mudas no espaço urbano.


Manual de Arborização

Natal: Meu Bairro, Minha Cidade


O livro apresenta de forma sintética as informações acerca dos bairros de Natal com seus limites, fotografia e um pouco de sua história.O formato do volume tem o propósito de facilitar o acesso a esses dados da seguinte forma: cada capítulo uma região administrativa com seus respectivos bairros


Natal: Meu Bairro, Minha Cidade

Limites de Bairros de Natal


A publicação apresenta os limites geográficos dos bairros de Natal que estão definidos em legislação específica, compilada e aqui apresentada. Foram adotados alguns critérios como: fatores culturais e históricos, densidade, área mínima e área máxima, tempo de ocupação, preservação da nomenclatura tradicional e utilização de acidentes geográficos. Dessa forma, neste trabalho estão definidos os limites dos 36 bairros da cidade e delimitação das suas quatro regiões administrativas.


Limites de Bairros de Natal

Natal Ontem e Hoje


A reconstituição da memória de um povo equivale, de certa forma, a um complexo quebra-cabeça que, muitas vezes, depende de pequenas peças para a sua montagem. Este volume busca contribuir para esta árdua tarefa. O trabalho está organizado em duas partes: Natal, Ontem e Hoje. O objetivo central é disponibilizar um acervo fotográfico, abordando as mais variadas fases da nossa história. As subdivisões do trabalho foram definidas por áreas temáticas tais como Paisagens Marinhas, Lacustres e Fluviais de Natal, Monumentos e Edificações, Traçado Urbano e Imagens Diversificadas, em um esforço de organizar e estimular o conhecimento do nosso passado – ainda que de forma fragmentada – e contribuir para a nossa memória coletiva.


Natal Ontem e Hoje

Memória Minha Comunidade


Resguardar a memória das comunidades com base no relato de seus moradores: este é um dos objetivos principais do projeto Memória Minha Comunidade. Para tanto, foi desenvolvida pesquisa em arquivos públicos e privados, coleta de depoimentos, fotos e documentos cedidos pelos moradores. Até o momento são três bairros: Cidade Satélite, Alecrim e Lagoa Azul.

Natal: história, cultura e turismo


A publicação traz uma amostragem do patrimônio histórico, cultural e turístico de Natal que aliado à beleza de suas praias e lagoas, a suas dunas e ao sol que aqui brilha quase o ano inteiro, atraem turistas de várias partes do mundo. Ao apresentar subsídios da nossa história e dos nossos bens culturais, materiais e imateriais, este trabalho pretende demonstrar que tal riqueza pode, e deve, ser melhor explorada pelo segmento econômico representado pela atividade turística.


Natal História, Cultura e Turismo

Circuito histórico em coordenadas


Neste trabalho concentramos os pontos mais importantes relacionados a história, ao turismo e a cultura de Natal, apresentando-os de um novo ponto vista: do céu. A partir de aerofotografias e informações aqui reunidas, o pesquisador poderá ter uma visão geral dos monumentos e seu entorno, suas coordenadas geográficas além de um breve relato histórico. Uma verdadeira visão panorâmica do nosso rico circuito histórico,turístico e cultural.


Circuito Histórico em Coordenadas

Natal não há tal


Natal: Não-há-tal, é um convite à reflexão. Esta seleta organizada por João Gothardo reúne textos de historiadores, jornalistas e especialistas em diversas áreas, alguns produzidos no século passado e outros recentes, mas com o objeto de estudo comum:Natal. Eles falam do passado, dos desafios e conquistas vividos, mas também apontam novas perspectivas. Com textos que passam por Manoel Dantas, com sua magnífica “Natal daqui a 50 anos” até Paulo Venturele em “Natal 400 anos depois”. A obra é um encontro de vozes, do passado e do presente, que enriquecem a pesquisa. São escritos de Hélio Galvão, Olavo de Medeiros Filho, Câmara Cascudo, Veríssimo de Melo, entre outros.


Natal Não Há Tal

Acervo Natal


O trabalho consiste em selecionar, catalogar e disseminar as produções acadêmicas realizadas nas graduações, especializações, mestrados e doutorados existentes nas faculdades e universidades locais, que têm como temáticas principais o PLANEJAMENTO URBANO, MEIO AMBIENTE, HISTÓRIA E TURISMO no que se refere ao município de Natal. Para tanto, foi realizado um levantamento nas instituições educacionais, tendo como instrumento de pesquisa a aplicação de uma planilha de catalogação, contendo as informações básicas das produções intelectuais elaboradas pela comunidade acadêmica.


Acervo Natal

Natal e sua Região Metropolitana


A obra contém um diagnóstico da Região Metropolitana de Natal e foi publicada em 2006. Dessa forma, este documento registra dados históricos dos municípios que a integram, aponta sua expansão demográfica, demonstra seu desenvolvimento econômico e assinala aspectos do seu perfil social, tais como educação,saúde, segurança e moradia.


Região Metropolitana de Natal

Natal e as capitais brasileiras


Neste trabalho realizamos estudos comparativos entre as capitais brasileiras que refletem, com nitidez, o complexo e desigual processo de desenvolvimento socioeconômico em nosso país. Iniciamos este documento com a caracterização do território de cada capital. O ano de suas fundações, área, altitude da sede, domicílios particulares permanentes, população residente e densidade demográfica. Na área da demografia temos, ainda, a população por situação de domicílio, taxa de crescimento, estrutura etária e indicadores de fecundidade, longevidade e mortalidade. Na área da educação, os níveis de escolaridade da população. A analogia entre as capitais também apresenta dados reveladores dos níveis de renda da população, da questão da habitação e do acesso a serviços básicos, tais como: saneamento, água potável e energia elétrica. O conjunto desses dados possibilita a elaboração dos indicadores de vulnerabilidade familiar e dos índices de desenvolvimento humano em cada capital brasileira.


Natal e as Capitais Brasileiras

Parque da cidade: um convite a preservação ambiental


O livro nasceu da vontade de divulgar para a comunidade a história da criação do Parque Dom Nivaldo Monte, desde a ideia inicial até a sua aprovação e concretização. Dividido em quatro capítulos, mostra a história da escolha da área, os entraves que ocorreram e se seguiram para determinar a localização mais favorável, até chegar ao conhecimento do arquiteto Oscar Niemeyer, que abraçou a ideia e presenteou Natal com o seu valioso projeto arquitetônico.


Parque da cidade: um convite a preservação ambiental

Rehabitar em Natal ( Ribeira e Cidade Alta)


Atualmente, o Sítio Histórico de Natal apresenta uma tendência ao declínio de suas estruturas sociais, econômicas, culturais, ambiente construído e outras. Os inúmeros imóveis desocupados ou subutilizados presumem um desequilíbrio urbano e, assim, a necessidade de elaboração de políticas de combate a esse desequilíbrio, considerando a reutilização de tais imóveis priorizando o uso habitacional. Tendo em vista essas características e com o intuito de formular uma proposta de política habitacional para o sítio histórico de Natal, em dezembro de 2001, foi firmado um convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal do Natal – PMN – CAIXA e o Programa Cidade Brasil da Embaixada da França. A obra traz o diagnóstico do então chamado Programa ReHabitar que objetiva auxiliar na reestruturação urbana de espaços públicos e privados localizados em uma determinada área da cidade que apresenta processos de desequilíbrio urbano no uso da infraestrutura instalada, no declínio de funções exercidas de desvalorização imobiliária, dentre outros. As áreas de atuação são os bairros da Ribeira e Cidade Alta.


Rehabitar

Natal Vista do Céu


O livro apresenta todo o acervo de fotografias aéreas referentes ao Município de Natal de forma didática e com importantes informações, organizadas a partir de um diagrama de articulação de linguagem simples e fácil compreensão. Possibilita a análise da estrutura urbana com seus arruamentos, imóveis, equipamentos urbanos e zonas de preservação ambiental.


Natal Vista do Céu

Natal Mapas Aerofotogramétricos


A utilização conjunta de uma base cartográfica associada a um banco de informações, compondo um Sistema de Informações Geográficas (SIG) se constitui em uma poderosa ferramenta na tomada de decisões na busca do crescimento urbano sustentável e da melhoria da qualidade de vida nas cidades. A série de mapas elaborados referentes à Natal, partem da sua região metropolitana, apresentando os seus limites com outros municípios, suas quatro regiões administrativas, até as delimitações dos seus 36 bairros.O conjunto dos mapas além de apresentar a cidade de um ângulo extremamente interessante, possibilitará a análise de detalhes importantes da estrutura urbana com seus arruamentos, imóveis, equipamentos urbanos e zonas de preservação ambiental.


Mapas Aerofotogramétricos

Natal Mapas Temáticos (2007)


A crescente expansão espacial da cidade e a sua consequente transformação ampliam as demandas por informações estratégicas. Nesta perspectiva, a elaboração de mapas por áreas temáticas adquire considerável importância. A amplitude deste trabalho abrange áreas vitais para um melhor conhecimento da cidade: unidades de saúde, de segurança pública, escolas e creches instaladas, por bairros e regiões administrativas. Praças, quadras de esportes e campos de futebol, entidades comunitárias, conjuntos habitacionais e loteamentos, lagoas e assentamentos precários, dentre outros.


Mapas Temáticos

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389