A Secretaria Municipal de Educação promoveu, nesta terça-feira (18), a implementação do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento que reuniu diretores pedagógicos, coordenadores e estudantes da Rede Municipal de Ensino, foi coordenado pelo Setor de EJA e sediado no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

Dados do IBGE divulgados pelo Censo 2022, apontam que o município de Natal tem hoje 40.862 pessoas acima de 15 anos que ainda não são alfabetizadas, o que corresponde a uma taxa de 6,6% da população total. Este número destaca a urgência de políticas públicas eficazes para garantir que todos tenham acesso à educação. Desta maneira, o principal objetivo do Pacto, capitaneado pelo Governo Federal, é eliminar o analfabetismo, aumentar o nível de escolaridade, ampliar as matrículas na EJA e integrar essa modalidade à educação profissional.

De acordo com o chefe do Setor da EJA, Luan Presley Mendonça Santiago, pela primeira vez, está sendo instalada uma política própria para a EJA. “É um marco político-pedagógico que fortalecerá essa modalidade em nossa rede. A adesão ao Pacto pela Superação do Analfabetismo é um grande passo, mas também estamos integrando dois programas complementares: o Brasil Alfabetizado e o Livro Didático. Além disso, seguimos em constante diálogo com os Institutos Federais e o Sistema S, para oferecer uma formação que possa unir a educação básica à qualificação profissional dos nossos estudantes”, pontuou Santiago.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Natal conta com 22 escolas que atendem a modalidade de EJA, com um total de 3.128 estudantes matriculados. "O número reflete o crescimento da demanda por essa modalidade de ensino e o empenho da gestão municipal em proporcionar oportunidades de aprendizagem para todos", acrescentou o professor Luan Santiago.

Participando da atividade, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, ressaltou a importância da iniciativa. "O Pacto pela Superação do Analfabetismo representa uma verdadeira transformação na educação para jovens e adultos em Natal. Nosso compromisso é garantir que ninguém fique para trás. Sabemos que a educação é o caminho para o fortalecimento da cidadania e da inserção social, e estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para que mais pessoas possam conquistar o aprendizado e, consequentemente, novas oportunidades de vida”, afirmou Capistrano.

A coordenadora pedagógica da EJA na Escola Municipal Professor José do Patrocínio Pereira Pinto, Danielle Benigna Cunha de Macedo, falou sobre a relevância do pacto. "É uma enorme satisfação ver a adesão de tantas pessoas a essa modalidade de ensino. A EJA é uma ferramenta poderosa para mudar vidas, e a parceria entre a escola, a comunidade e a gestão pública tem mostrado resultados significativos. Com o apoio dos novos programas, teremos ainda mais recursos para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem."

O estudante da EJA, Liedson Franklin Tavares Silva, matriculado na Escola Municipal Professora Almerinda Bezerra Furtado, compartilhou a experiência pessoal. "A EJA tem sido fundamental para minha vida. Antes, eu não tinha muitas perspectivas, mas agora vejo que posso aprender e melhorar minha qualidade de vida. Estou muito motivado a seguir meus estudos e, quem sabe, buscar uma qualificação profissional. A mudança começa com a educação, e eu sou prova disso."