A conclusão do Ensino Fundamental é uma grande vitória para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Muitos deles enfrentaram dificuldades ao longo do caminho, até chegar ao dia da tão sonhada formatura. A noite da sexta-feira (04), foi o momento de celebrar essa conquista para 25 alunos das turmas de nível IV A e B da Escola Municipal Professora Almerinda Bezerra Furtado. A solenidade foi realizada no pátio da escola, situada no bairro Guarapes, seguindo os protocolos sanitários, limitando a presença do público para atender apenas aos alunos formandos, professores e poucos convidados.
Os concluintes na faixa etária de 18 a 50 anos foram homenageados, participaram do juramento da turma e receberam o certificado de conclusão da EJA. A mesa de autoridades foi composta pela diretoria da escola, representantes dos professores, da Secretaria Municipal de Educação de Natal, do padrinho da turma e da oradora dos alunos. Ao final do evento foi servido um jantar.
A aluna Samanta Pâmela da Silva, de 20 anos, da turma de nível IV B, disse que seu propósito para estudar é alcançar uma melhoria de vida com bom trabalho e ajudar os parentes idosos. “É um sonho que realizei porque parei meus estudos por causa de um problema de saúde. Aprendi muito, era ruim em matemática, cheguei a zerar uma prova e no último ano tirei dez. Quero arrumar um emprego e ajudar meus avós, porque eles já fizeram muito por mim e eu quero retribuir o que eles fizeram. Mas com certeza vou continuar com meus estudos”, afirmou a estudante.
O aluno da turma nível IV A, João Vitor da Silva, 18 anos, considerou seu interesse em concluir os estudos e seguir uma carreira militar. “Foi difícil porque eu estou trabalhando e é muito complicado conciliar trabalho e estudo, mas mesmo assim fui procurando me esforçar até conseguir. Pretendo seguir nos estudos, me alistar e seguir carreira militar no Exército Brasileiro”, concluiu João Vitor. Da mesma turma, Elaine Cristina da Silva, de 40 anos, relatou que foi a realização de um sonho. “Foi a minha primeira grande conquista, porém pretendo completar os estudos e trabalhar na área de culinária”, declarou.
O Professor José Nicodemos Filgueira, com 22 anos de atuação pedagógica, trabalhando na Escola Municipal Almerinda Bezerra, inclusive como primeiro diretor, foi o padrinho das turmas da EJA e recebeu uma homenagem. “A importância é incalculável, porque se sente na pele o trabalho feito, é memorável um convite desse para ser padrinho das turmas, principalmente como ex-gestor da escola, eu no caso que inaugurei a escola, me senti honrado”, destacou o ex-gestor.
“A formatura desses alunos foi se concretizando depois de um longo período de atribulações com esse tempo de pandemia. Celebramos um momento de muito esforço tanto para o professor e principalmente para os alunos, porque não é fácil, sabemos que são pessoas que têm uma vida difícil, que vem do trabalho, tem toda aquela luta diária. Estamos concluindo essa etapa, com muita satisfação e feliz por estar ofertando esse momento especial para todos os concluintes que são todos moradores do bairro”, ressaltou a diretora administrativa Salustrina Freitas.
A chefe do Setor de Educação de Jovens e Adultos, Heloísa de Melo Cruz Alves, fez uma reflexão sobre o processo de formaturas da EJA nas 23 escolas da Rede Municipal de Ensino. “A conclusão de alunos da EJA é uma alegria indescritível, porque é um resultado coletivo, com o apoio administrativo e pedagógico da SME-NAtal, junto com o esforço da gestão das escolas, que tiveram que se reinventar, tanto o professor quanto o aluno. É uma celebração de muita emoção e felicidade, seja qual for o número de alunos concluintes, são pessoas que se educaram e estão tendo uma oportunidade para terminar o Ensino Fundamental e passar para o Ensino Médio. E a formatura serve para isso, para cada aluno dizer: eu cheguei até aqui e posso ir mais adiante”, concluiu Heloísa.