Natal terá 238 voos a mais durante a alta estação de 2023/2024. O anúncio foi feito pela Azul Viagens, nesta sexta-feira (28), no auditório do Hotel Barreira Roxa, na Via Costeira. O acréscimo na malha aeroviária é fruto de uma parceria entre a companhia aérea, a Prefeitura de Natal, o Governo do Estado e a Emproturn. As operações iniciam na segunda quinzena de dezembro e seguem até o fim do mês de janeiro.

De acordo com Giulliana Mesquita, gerente de Produtos da Azul Viagens, esse número representa um acréscimo de 44% em relação a 2022, num total de 17 voos semanais. As origens escolhidas são: Confins (3), Congonhas (2), Uberlândia (2), Campinas (2), São José do Rio Preto (2), Presidente Prudente, Coritiba, Cascavel, Ribeirão Preto, São José dos Pinhais e Baurú.

“Estamos dando continuidade e ampliando essa parceria da Secretaria Municipal de Turismo com a Azul e demais entidades, reforçando as ações para o desenvolvimento do turismo em Natal”, explicou a secretária da pasta, Ohana Fernandes.

A SETUR Natal enfatizou a importância de voos como esses, chamados de “dedicados”, uma vez que os mesmos fazem com que os turistas permaneçam na cidade por até sete noites. Segundo a entidade, pesquisas apontam que esses visitantes deixam, em média, por dia, cerca de R$ 365,17, sem contar os gastos com hospedagem. “Essa permanência maior gera mais emprego e renda”, complementou Ohana.

A Azul Viagens antecipou que, caso os resultados sejam positivos e haja uma consolidação do voo, alguns podem permanecer na malha mesmo após a alta estação. A empresa informou que a venda dos bilhetes já estará disponível no sistema a partir da segunda quinzena do mês de agosto.

Na temporada de 2022, somente através da cia Azul, aproximadamente 42 mil passageiros se deslocaram até Natal. “A nossa ideia é crescer cada vez mais”, comentou Giulliana Mesquita.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH, Abdon Gosson explicou que a entidade que representa está sempre aberta para parcerias que reforcem Natal como um dos principais destinos turísticos do País.

“Precisamos trazer o turista para Natal. Estamos sempre realizando trabalhos com o trade e as secretarias para mostrar que somos a principal fonte de emprego e renda do Estado e que podemos mais. Não precisamos ter apenas a alta estação. Temos que atuar o tempo inteiro”, comentou.