Um dia de formação para os professores de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino, acontece durante toda esta terça-feira (13), em um dos laboratórios  do campus central do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte  (IFRN), tratando de temáticas como “Letramentos e Metodologias Ativas de Aprendizagem”, ministrada pela professora Ivoneide Santos Marques e “Infografia, Dataviz (representação gráfica de um conjunto de dados) e Storytelling (pessoas que contam histórias)”, com o professor Rudson Gomes Sousa. O encontro tem como finalidade capacitar os professores as com novas tendências pedagógicas, utilizando de estratégias e métodos que potencializam o ensino. Além dos discentes de Língua Portuguesa, professores de outras disciplinas participaram.

Participando da formação, a assessora pedagógica de Língua Inglesa da Secretaria Municipal de Educação, Maria da Conceição Lima Vieira comentou sobre o desenvolvimento dos cursos para capacitar os professores. “O ensino tem exigido do professor o uso contínuo a partir da própria exigência dos estudantes, conectados no dia a dia a utilizarem os recursos tecnológicos para todas as possibilidades sociais. Trabalhar o storytelling em sala de aula é um recurso muito interessante. É uma ferramenta para aplicar melhor as práticas pedagógicas em sala de aula. Apresenta um dinamismo maior para utilizar em textos e demais atividades que coloquem o estudante como protagonista de um conhecimento ativo”, disse.

A professora na Escola Municipal Professor Santos Reis, Wallreine Medeiros, comentou sobre a  formação e como irá contribuir para a construção das aulas. “Os conteúdos ministrados hoje foram de grande valia para inserir o estudante no meio digital, embora eles naturalmente já estejam inseridos pela contemporaneidade. Aprendi bastante hoje. Momentos assim são fundamentais”, pontuou.

Ministrando a formação, a professora do IFRN, Ivoneide Bezerra de Araújo, afirmou que a parceria do IFRN com a SME-Natal é fator essencial para a melhoria da educação como um todo. “É uma das diversas oficinas que iremos realizar ao longo do curso de extensão planejado para esses professores. É uma parceria muito produtiva com a equipe de Língua Portuguesa. Esperamos que a partir dessas oficinas e dos conteúdos, a partir do curso de tecnologias digitais, contribuir para a melhoria do ensino dos professores e que isso possa reverberar na prática pedagógica deles”, ponderou.