A Secretaria Municipal de Educação de Natal realizou nos dois turnos desta segunda-feira (24), a aula inaugural da formação docente continuada dos professores de Artes. O encontro reuniu 60 docentes, no auditório da Livraria Paulinas, no centro da cidade. O tema geral deste ano replicado durante os encontros será “Logados em Artes: desafios e possibilidades para recomposição da aprendizagem”.

O palestrante convidado para abertura da jornada foi o jornalista e cartunista, Antônio Amaro da Silva Júnior, graduado em Design e Jornalismo, com mestrado na área de História, trabalhou 20 anos como ilustrador no jornal Correio Braziliense (DF), doutorando no programa de pós-graduação do Departamento de Comunicação da UFRN falou sobre “Caricatura, a imagem do humor”.

De acordo com a assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental, Adeilza Gomes da Silva Bezerra, o tema é primordial na atualidade. “Com essa circulação midiática das imagens, a cultura visual muito presente, é importante o professor educar esse olhar, e trabalhar para os letramentos da visualidade. A partir da caricatura que é um gênero do jornalismo que traz diferentes sentidos, leituras da imagem e parte de um contexto, isso facilita que o professor trabalhe na sala de aula para educar as crianças e os adolescentes para ter um olhar crítico para as imagens”, disse.

No atelier da formação, o cartunista Amaro Júnior, mostrou a origem da caricatura na imprensa e as formas utilizadas como leitura visual, crítica e opiniões bem-humoradas de cenas da política e do cotidiano. Também realizou um breve exercício de caricatura com o objetivo de mostrar como exagerar os traços engraçados de uma pessoa sem perder a sua identidade.

“A intenção foi trazer um pouco dessa linguagem da imagem que é interessante no aprendizado, no letramento visual, porque é algo que trabalha com o lúdico, o estudante se diverte e aprende ao mesmo tempo, possibilita que tenha diversas discussões por meio da caricatura. É importante entender que quando um desenhista cria uma imagem, aquela imagem vai produzir sentidos. E é preciso ficar alerta para que isso não seja ofensivo na questão do racismo, em respeitar a religião e questões ideológicas, enfim para que o tema não acarrete algo que seja muito ruim”, explicou.

Da Escola Municipal Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior, Maurenice Lopes da Silva, comentou que a caricatura é importante para trabalhar a criatividade com os estudantes. “No projeto de desenho que eu tenho na escola, trabalho as habilidades dos estudantes aliando ao retrato, a paisagem e faço uma exposição no fim do ano. Na escola criamos os painéis com os desenhos dos estudantes do projeto para apresentar durante o ano letivo nos eventos da escola”, concluiu.