Com o tema “Educação Antirracista: diálogos possíveis com o Ensino de Ciências”, a Secretaria Municipal de Educação de Natal, por meio do Departamento de Ensino Fundamental, reuniu os professores de Ciências da Natureza durante todo o dia desta quinta-feira (11). A formação continuada contou com a participação das assessoras pedagógicas Adriana do Carmo Ferreira e Alessandra Ferreira, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

Entre os objetivos da formação se destaca a questão de sensibilizar os docentes acerca da percepção de reconhecimento e valorização da literatura afrodescendente para o desenvolvimento de atitudes antirracistas, além da ampliação de repertório literário.

Na formação foram lembradas invenções de países africanos para abordar em sala de aula como os feitos de Charles Drew (criou o banco de sangue), Patrícia Bath (o tratamento a laser da catarata), Gerald Lawson (revolucionou os videogames), Percy Lavon Julian (desenvolveu remédios para câncer, anemia, asma, alergias e tratamentos para o mal de Alzheimer), entre outros.

A assessora pedagógica de Ciências da Natureza, Tatiana Barbosa Galvão, explicou que a temática de Educação Antirracista vem sendo trabalhada nas escolas, cada vez mais e de acordo com a evolução dos comportamentos, vem surgindo essa importância de atualizar o tema com o corpo docente. “A formação está abordando e apresentando os pontos mais importantes e sensíveis da temática, a forma correta, afinal, nossos estudantes também são de periferia, onde a população negra é maior e tem mais representatividade. É válido que os professores tenham essa nova noção de como está abordando a Educação Antirracista em sala de aula”, disse.

A assessora pedagógica Adriana do Carmo Ferreira, lembrou que a temática é necessária e urgente até em virtude do combate ao racismo. “Ainda estamos enfrentando o racismo, precisamos falar sobre o tema e por esse motivo vamos fortalecer junto aos professores para que compreendam as propostas pedagógicas nessa perspectiva da Educação Antirracista. Trouxemos ainda a questão aos professores, para que pensem, reflitam acerca dos impactos climáticos porque estes sim têm cor, gênero e lugar e é preciso preocupar-se sobre o assunto”, destacou.

Ana Catarina Nascimento de Azevedo, professora que leciona na Escola Municipal Otto de Brito Guerra, comentou que um dos fatores do tema contribui para prevenir o bullying  e trazer mais harmonia à escola de uma forma geral. “Esse tema antirracista vem ajudar também aos estudantes a compreender que a sociedade é feita com a compreensão de que as pessoas são diferentes e que todas elas têm a sua importância na sociedade”, concluiu.