A Secretaria Municipal de Educação de Natal por meio do Setor de Educação Especial, realizou na segunda-feira (03), um diálogo sobre o processo inclusivo dos estudantes com deficiência, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), juntamente com os gestores pedagógicos e coordenadores da Rede Municipal. O evento aconteceu durante todo o dia.

Na ocasião, foram apresentadas as ações realizadas pela SME-Natal para que o público da educação especial esteja incluído, desde matrícula antecipada, para que o estudante tenha acesso aos professores da educação especial, como o direcionamento de profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores de Libras, o profissional de apoio e estagiários.

“O Setor de Educação Especial sempre realiza momentos de diálogo com os gestores partindo do princípio de que o gestor é primordial para que a inclusão realmente aconteça, o papel dele de estimular e a formação dos professores no trabalho colaborativo. Estamos trazendo orientações, mostrando os serviços, sobre o trabalho pedagógico da perspectiva inclusiva para que os gestores possam ser articuladores e que realmente os estudantes com deficiência possam estar incluídos nos processos de ensino e aprendizagem”, reforçou a chefe do setor, Priscila Ferreira Dantas.

As palestras do encontro formativo foram ministradas pelas assessoras pedagógicas Hiltnar Muniz Rochael e Katyuscia Silva. A assessora Hiltnar Muniz apresentou o conceito de pessoa com deficiência segundo a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). “Trouxemos o conceito de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Também apresentamos quem é esse público alvo da educação especial e quem são eles em quantitativo, matriculados na rede municipal de ensino de Natal, e estamos trabalhando um pouco das ações que são desenvolvidas na rede, junto ao Setor de Educação Especial para garantir o acesso, a permanência, a participação e aprendizagem desses estudantes na escola e no CMEI”, explicou.

O gestor pedagógico da Escola Municipal Professora Maria Cristina Osório Tavares, Antonis Pereira da Silva, conta que a unidade atualmente atende 26 estudantes com deficiência.  “Esse momento é importante porque esclarece as questões da educação inclusiva e nós levamos para escola toda essa conjuntura que está acontecendo atualmente no Brasil com pessoas com deficiência, os estudantes com deficiência, com transtornos, espectros do autismo e com superdotação, que são as altas habilidades. Aprendemos aqui algumas questões que são muito específicas para que possamos levar para junto das professoras da educação especializada com relação a esse público”, afirmou.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Jane Capistrano, participou da abertura. “Encontros dessa natureza são muito importantes, porque quanto mais conhecimento, melhor desenvolvemos o trabalho em qualidade. É necessário conhecer sobre a perspectiva de educação inclusiva que a rede assume, para que o trabalho com o público-alvo da educação especial melhore cada vez mais”, ressaltou a adjunta.