A cerimônia de abertura do 7º Encontro de Educação Inclusiva ocorreu na noite desta segunda-feira (28), no Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Professor Américo de Oliveira Costa. O evento que vai acontecer até a próxima sexta-feira (01/09), tem a proposta de sensibilizar a comunidade escolar para promover a inclusão através dos valores humanos tão necessários na sociedade. O evento acontece em uma parceria do CMEI Professor Antônio Gurgel de Medeiros e a Escola Estadual Alceu Amoroso.

Neste ano, o encontro abordou o tema “Os valores humanos na construção de uma sociedade inclusiva”, com o intuito de fomentar o diálogo e a reflexão sobre a postura necessária para uma harmoniosa convivência na perspectiva da equidade social com a participação de toda a comunidade escolar.

Durante a abertura, a gestora administrativa do CMEI Antônio Gurgel de Medeiros, Janaína Silveira, ressaltou que desde 2019 que a instituição é parceira da Escola Estadual Alceu Amoroso Lima. “É uma parceria que tem como proposta discutir sobre a inclusão, que é um tema recorrente, mas que é preciso sempre fazermos discussões que são tão importantes, principalmente para o espaço educacional. Com a necessidade de primeiro sensibilizar as pessoas, a comunidade escolar sobre a questão da inclusão, a importância de se discutir e pôr em prática, a questão do respeito e combater o preconceito”, disse.

A gestora comentou ainda que no CMEI Antônio Gurgel realizaram uma roda de conversa para proporcionar um momento de um ensaio fotográfico, o “Click Acolhedor”, realizado pela fotógrafa Margarete Torres. “As mães se maquiaram, se arrumaram, fizeram toda uma sessão fotográfica e colhemos alguns depoimentos. Cada uma falou do seu histórico e das suas percepções enquanto mães atípicas, as dificuldades enfrentadas e o propósito foi dar visibilidade à questão da inclusão, a visão das mães, que estão nesse processo sempre com os filhos”, afirmou Silveira.

Representando a Secretaria Municipal de Educação de Natal, a diretora do Departamento de Educação Infantil, Alderly Façanha, falou da satisfação de participar do evento. “É de suma importância conversar sobre temas tão relevantes da educação inclusiva, diante da necessidade vista nos tempos atuais de tantas crianças com necessidades mais evidenciadas e a comunidade escolar precisa está estudando, debatendo, aprendendo, discutindo essa temática e saber como no dia a dia lidar com essas diversas situações escolares”, declarou.

A palestra com a professora Ana Paula Silveira, da Secretaria de Estado da Educação, apontou conceitos como valores humanos, que são princípios morais e éticos que conduzem a vida de uma pessoa. Destacou que valores humanos fazem parte da formação da consciência e da maneira de agir e se relacionar em sociedade a partir de normas de conduta, que podem determinar decisões na convivência entre as pessoas pacíficas e justas. “Os valores humanos deveriam perpetuar-se entre gerações e é essa legitimidade de benevolência para com o próximo que a sociedade precisa infelizmente resgatar”, disse.