A Secretaria Municipal de Educação de Natal participou na noite desta segunda-feira (22) da abertura do “VI Encontro de Educação Inclusiva”, representada pelo Departamento de Educação Infantil, Setor de Educação Especial e com a participação dos Centros Municipais de Educação Infantil Professor Antônio Gurgel de Medeiros, Professor Luiz Gonzaga Diniz Filho e Professora Terezinha de Jesus Souza de Lima. O evento ocorreu no Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Professor Américo de Oliveira Costa, localizado no bairro Potengi. O Coral Municipal “Sons da Terra” se apresentou na abertura do evento.

A programação do VI Encontro segue até o dia 26 de agosto e tem como tema principal “Reflexos da pandemia na Educação Especial, na perspectiva de uma Educação Inclusiva” e com o objetivo de discutir, refletir e encontrar caminhos para resolver ou minimizar os desafios que estão postos ou intensificados na educação em decorrência da pandemia da Covid-19. O projeto nasceu em 2017, pela iniciativa das professoras da sala de recursos multifuncionais da E. E. Alceu Amoroso Lima. A atividade pedagógica tem o propósito de sensibilizar a comunidade escolar para que estes pudessem contribuir de maneira mais efetiva na aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais específicas e de fazer a diferença na vida e na formação dos seus discentes.

A palestra de abertura foi proferida pela professora e psicóloga Anadir Cavalcanti com o tema “Saúde Mental: o desafio de estar bem consigo e com os outros”. “Somos seres que precisamos de visibilidade, de um olhar para o outro, um olhar para cada um. Porque nós somos relações, somos pessoas, precisamos de aconchego e acolhimento. Nós precisamos de abraço, de afirmação, de validação, o outro precisa nos validar”, definiu.

Representando a SME-Natal, a diretora do Departamento de Educação Infantil (DEI), Alderly Façanha, comentou ser um momento importante para vida profissional e pessoal do educador infantil.  “Através desses encontros e reflexões vamos ajudar realmente a construir uma educação especial na perspectiva de uma educação inclusiva”, disse.

“O evento tem uma grande importância nesse projeto pela parceria, foi exatamente pela necessidade de discutir questões sobre educação inclusiva, fazendo com que a equipe pedagógica, as famílias e toda a comunidade escolar ampliem seus conhecimentos, e possibilitar na sociedade, espaços de discussões, prevalecendo o respeito, adversidade e a empatia”, elogiou Janaína Silveira, gestora administrativa do CMEI Professor Antônio Gurgel de Medeiros.

A assessora do Setor de Educação Especial da SME, Elda Clotilde dos S. Silva, lembrou que o encontro se torna um complemento nos assessoramentos pedagógicos. “Acaba sendo uma extensão do trabalho para refletir e dialogar, conversar com as professoras e gestoras, sobre a importância desse processo inclusivo, para essa humanização, para diversidade”, assinalou.