Os conhecimentos adquiridos na infância por muitas vezes reverberam durante toda a vida, sabendo disso, a Secretaria Municipal de Educação atuando através do Departamento de Atenção ao Educando (DAE) com o Projeto Pelotão da Cidadania Escolar e Protagonismo Juvenil em parceria com o Aterro Sanitário - BRASECO, realizou na terça-feira (02), uma aula de Educação Ambiental ministrada no auditório do Aterro Sanitário da Braseco, para 20 alunos do 5°ano da Escola Municipal Professor Antônio Campos e Silva.

O Projeto Pelotão da Cidadania Escolar e Protagonismo Juvenil é uma iniciativa da SME- Natal, ligado ao Setor de Articulação Escolar e Comunidade (SAEC) do Departamento de Atenção ao Educando (DAE) que desenvolve ações educativas envolvendo o binômio educação e cidadania em escolas municipais de ensino.

Segundo a professora Marluce Cavalcanti Silva, que faz parte da equipe responsável do Pelotão da Cidadania, o projeto é dirigido para turmas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e possui três eixos temáticos, sendo eles: educação para trânsito e saúde, educação ambiental e preservação do patrimônio público e historiografia. “A ida ao aterro sanitário tem como objetivo oportunizar por meio da visita, o conhecimento a respeito do funcionamento do aterro, o armazenamento do lixo recolhido, bem como sobre a coleta seletiva e a importância desses mecanismos para melhorar o meio ambiente”, disse.

O aluno da Escola Municipal Professor Antônio Campos e Silva, Andrey Alexandre Cândido Nascimento, contou seu relato. “Nós precisamos de mais educação com o meio ambiente, eu cuido para não jogar lixo na rua, mas meus pais ainda jogam por costume, vou falar para eles o que aprendi com essa atividade”.

A professora Maria Madalena da Silva explicou que “nós enquanto escola, temos o objetivo de trazê-los para os alunos saberem o destino do lixo, e também porque o lixo é mal descartado na comunidade onde eles vivem, para que eles passem o conhecimento para os pais também”.

Depois da tarde de aula e vivência sobre o descarte do lixo, o aluno Matheus Câmara Tenório contou que aprendeu sobre a diferença entre lixão e aterro sanitário. “No aterro o lixo é tratado e o solo não é contaminado, já no lixão tem poluição no solo, no lençol freático e no ar”.