O Parque das Dunas foi palco de uma programação inclusiva no último sábado (12). O projeto intitulado "Sábado no Parque" reuniu um grupo de 25 estudantes com deficiência, das Escolas Municipais Professora Maria Cristina Osório Tavares e Professor Veríssimo de Melo, ambas localizadas no bairro de Felipe Camarão. Coordenado pelo Setor de Cultura, Eventos e Desportos em colaboração com o Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, o evento de atividades lúdicas e desportivas também conta com a participação ativa dos alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).

A manhã foi preenchida com sorrisos e entusiasmo, à medida que os estudantes, acompanhados dos pais e responsáveis, embarcaram em uma jornada de descoberta e aprendizado. A atividade começou com uma caminhada até a sala de exposições intitulada "Mata Atlântica e Dunas: um Encontro com a Sua Natureza". Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar uma variedade de animais silvestres, coleções de borboletas, folhas, madeiras, insetos e animais empalhados.

No ponto central das atividades, a tenda chamada "Folha" se tornou um centro de diversão e interação. Sob a orientação dos assessores pedagógicos da SME e dos alunos de Educação Física da UNI-RN, diversos jogos lúdicos e esportivos foram realizados, envolvendo movimento, coordenação e concentração. O chefe do Setor de Cultura, Eventos e Desportos, José Wamberg Leite, destacou a importância da atividade. "Nesse evento exclusivo para estudantes com deficiência, observamos a relevância de trabalhar a coordenação motora e a inclusão. É uma oportunidade pedagógica de trazê-los para atividades que promovam a interação e participação, e é gratificante ver a alegria em seus rostos ao socializarem uns com os outros”, reforçou.

O diretor pedagógico da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, Marcos Antônio de Melo, ressaltou que as atividades lúdicas são importantes para os estudantes com deficiência, pois muitas vezes eles têm limitação de mobilidade. “Os estudantes estão tendo uma oportunidade que não tem no dia a dia. É importante estes momentos de lazer e práticas esportivas”, comentou o gestor.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professora Maria Cristina Osório Tavares, Lígia Santos, também compartilhou sua perspectiva sobre o evento. "A escola Maria Cristina valoriza imensamente esse trabalho, pois promove a inclusão e permite que as crianças desfrutem do Parque em um momento de liberdade e diversão, na companhia de seus pais. Isso oferece aos pais a oportunidade de acompanhar de perto e testemunhar as conquistas de seus filhos, algo que muitas vezes eles não têm a chance de fazer”.

Larissa da Silva, irmã do estudante Manassés Humberto da Silva, da Escola Municipal Professora Maria Cristina, disse que acha importante essa atividade no Parque das Dunas. "Acho extremamente relevante essa atividade em um local conectado com a natureza, que certamente marcará a vida do meu irmão, proporcionando conhecimento e estimulando sua criatividade”.