A Secretaria Municipal de Educação realiza de 1º a 09 de agosto um plantão de orientações para os gestores das 146 unidades de ensino com o propósito de sanar dúvidas sobre o processo de execução e prestação de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A ação se configura em uma parceria da Comissão Permanente de Análise e Prestação de Contas da SME (COAPC) e dos Setores de Alimentação Escolar e de Prestação de Contas para orientar os gestores na utilização eficiente dos recursos. O plantão acontece no salão nobre da SME-Natal.

A presidente da Comissão Permanente de Análise e Prestação de Contas (COAPC), Renata Regina Silva de Queiroz, comentou que o objetivo principal da ação é o acompanhamento dos gastos dos gestores em relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar. “Existiam muitas dúvidas em relação ao cumprimento de cardápio, em relação às compras, maneiras de aquisição e contratos. Estamos fazendo essa orientação para evitar erros futuros” comentou a presidente da COAPC.

A gestora administrativa do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Nazaré da Costa Galvão, Laura Cristina de Souza disse que o momento de orientação é fundamental para que não existam dúvidas sobre o programa. “Estamos nesse processo de adequação e organização que facilita o processo de prestação desses recursos públicos e esse momento com certeza nos situa de uma melhor forma nesse processo de organização”, contou a gestora.

Sobre a importância de uma reunião sobre a forma correta de utilização do recurso, o gestor administrativo da Escola Municipal Professor José de Andrade Frazão, Edison da Silva Lima, afirmou que é fundamental que a SME-Natal ofereça essas orientações. “É fundamental, principalmente para o gestor que está começando. Muitas vezes é algo que ontem a gente tem prática e hoje uma pequena coisa já mudou. Eu acho que facilita até para os gestores que já tiveram essa experiência, quanto para os gestores que estão chegando agora” disse Lima.