A Secretaria Municipal de Educação de Natal promoveu a primeira reunião estratégica do ano, reunindo todos os diretores de departamento e chefes de setor da instituição. O encontro, que se estendeu durante toda a última sexta-feira (12), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), teve como objetivo analisar as ações implementadas ao longo do ano de 2023 e traçar diretrizes para as atividades e iniciativas que serão realizadas em 2024.

Conduzindo a reunião, a titular da pasta, professora Cristina Diniz, ao lado dos secretários adjuntos de Administração Geral, Gestão Pedagógica e Gestão Escolar, contou o principal objetivo do encontro de planejamento. "Nós nos reunimos para darmos o pontapé inicial para as atividades de 2024. Apresentamos as ações que realizamos durante todo o ano de 2023, e discutimos o que pode ser melhorado durante este ano, tendo em vista que esse será o último ano da gestão do prefeito Álvaro Dias. O que queremos deixar nesta última gestão é uma educação de qualidade para as nossas 146 unidades de ensino do município de Natal", destacou a secretária Cristina Diniz.

Durante a jornada de trabalho, as chefias avaliaram de maneira abrangente as conquistas e desafios enfrentados pela SME-Natal no último ano. Foram debatidos temas relevantes, tais como os avanços no sistema educacional municipal, aprimoramentos em programas existentes e a implementação de projetos inovadores. “Com base na Lei Orçamentária Anual- LOA, cuja a criação foi elaborada em 2023 ouvindo todos os segmentos da SME-Natal, somamos o nosso planejamento estratégico, e todas essas peças, nos dão um norteamento para que o nosso planejamento de 2024 possa ser realizado, sempre avançando rumo a uma educação de qualidade, esse é o nosso intuito", reforçou o secretário adjunto de Administração Geral, Aldo Fernandes de Sousa Neto.

Além disso, os diretores de departamento e chefes de setor, dedicaram especial atenção à identificação de áreas passíveis de melhorias e ajustes, visando otimizar os recursos disponíveis e aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade educacional de Natal. “A Secretaria Municipal de Educação trabalha com o objetivo pedagógico, que é promover o ensino e aprendizagem para nossas crianças, jovens e adultos, então todas as nossas ações visam a melhoria, e pedagogicamente falando, nós vamos promover durante esse ano, a melhoria desse trabalho que realizamos durante o ano de 2023”, pontuou a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano.

A reunião não apenas se destacou pela reflexão do ano anterior, mas também estabeleceu as bases para o futuro, concentrando-se na elaboração de um planejamento estratégico robusto para o corrente ano. Os gestores discutiram metas, objetivos e ações específicas a serem implementadas ao longo dos próximos meses, buscando alinhar os esforços da SME-Natal com as necessidades da comunidade e as tendências educacionais contemporâneas. “Entre as prioridades que temos para o ano de 2024, o nosso intuito deste ano é promover a formação continuada dos professores do nosso município, e a reunião de planejamento representa um passo fundamental para o fortalecimento da educação municipal e a construção de um futuro mais promissor para os estudantes da Rede Municipal de Natal", avaliou o secretário adjunto de Gestão Escolar, Mário Sérgio de Oliveira.