O terceiro dia de formação online para os novos gestores da Rede Municipal de Ensino de Natal aconteceu nos dois turnos desta segunda-feira (21). Foram debatidos temas de interesse da administração e questões pedagógicas no ambiente escolar, como as ações de articulação escola e comunidade, Programa Auxílio Brasil e Tributo à Criança, apresentação dos grupos de assessoramento, ações da Educação Especial e dos Departamentos de Ensino Fundamental e Educação Infantil.

O Departamento de Atenção ao Educando (DAE) apresentou os núcleos de trabalhos pedagógicos desenvolvidos com as unidades de ensino. O DAE é coordenado pela professora Edna Galvão. Dentro da temática “Conhecendo as ações de articulação escola e comunidade”, a professora formadora Ana Nére Almeida explicou que o programa “O Caráter Conta” auxilia os educadores a trabalharem com crianças e jovens visando desenvolver valores éticos e a fortalecer seu caráter. Destacou alguns pontos: de desempenho, onde deve trabalhar com empenho e autodisciplina; moral, que contribui para encontrar a melhor versão; o intelectual - aprendiz motivado, comprometido e pensador e o cívico, do cidadão ético e engajado que demonstre liderança.

Seguindo a programação, a formadora Sandra França (DAE) falou sobre o Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPS). A professora ressaltou que é um núcleo de trabalho especializado, com a finalidade de prestar apoio psicossocial às escolas. Segundo Sandra França, o objetivo geral é promover o desenvolvimento seguro e saudável de crianças e adolescentes, por meio do apoio psicossocial, técnico e científico às Escolas Municipais, com relação às ações de prevenção das situações de riscos e vulnerabilidades sociais vivenciadas pelos educandos e suas famílias.

Ainda sobre as ações do Departamento de Atenção ao Educando, a formadora Patrícia Almeida Dantas conversou sobre o Tributo à Criança. “O programa contribui para que as crianças e os adolescentes inseridos na rede tenham condições de usufruto da política de educação, viabilizando apoio financeiro às suas famílias, colaborando para o fortalecimento da função protetiva das famílias, em especial no tocante à formação educacional de seus dependentes e favorecendo a inserção, a permanência e o aprendizado das crianças”, explicou Patrícia Almeida.

Já as informações do Programa Auxílio Brasil foram explanadas pela chefe do Setor do Bolsa Família, Viviane Costa Souza Flor. “O objetivo final das condicionalidades é a elevação do grau de efetivação dos direitos sociais dos beneficiários. Na educação, o acompanhamento das condicionalidades do PAB, possibilita o monitoramento individual da frequência escolar das crianças e adolescentes beneficiárias do programa”. A diretora do Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), Conceição Diógenes, apresentou as dependências do local, os cursos oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), além da utilização dos espaços oferecidos e a biblioteca.

No turno da tarde, a secretária adjunta Naire Capistrano apresentou os grupos de assessoramento que irão trabalhar com os 74 Centros de Educação Infantil e as 72 Escolas de Ensino Fundamental. Para a professora Naire foi um momento importante apresentar de um modo geral o trabalho realizado por três departamentos que constituem a Secretaria Adjunta de Gestão Pedagógica. “Fizemos a exposição da nova estrutura que está sendo proposta para o assessoramento pedagógico, que será o desenvolvimento das ações por grupos de trabalho, visando uma maior integração entre os profissionais das unidades de ensino e os assessores da SME-Natal. Isso tudo com a intenção de desenvolver as ações de modo mais articulado”, ressaltou a secretária adjunta.