A Escola Municipal João XXIII, situada no bairro Alecrim, Zona Leste de Natal, promove uma exposição artística com mostra de obras de artes confeccionadas por três alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A exposição que iniciou nesta terça-feira (11) e segue até a próxima sexta-feira (14), foi orientada pela professora Dalvanira Souza de Melo, psicopedagoga e mestranda em Artes, com o objetivo de valorizar e mostrar a capacidade desses estudantes.

Os três alunos apresentaram seus projetos de forma individualizada na mesma sala, uma vez que cada um possui uma especialização e interesse artístico próprio. Por exemplo, Hector Ferreira de Araújo, de 14 anos, que aprendeu a desenhar pelo YouTube e mostrou uma coletânea com desenhos e maquetes autorais dos mais variados temas. O adolescente possui interesse em obras de artigos medievais, super-heróis, confecções de maquetes e itens tridimensionais. Uma das confecções que chama atenção é o Machado “Stormbreaker” utilizado pelo super-herói Thor, da famosa editora de quadrinhos estadunidense Marvel Comics.

Já Luiz Ponciano de Oliveira Neto, também de 14 anos, produziu maquetes de animais feitas com massinhas e palitos, e os modelos contavam com as mais diversas espécies, dando ênfase a animais que vivem na Ásia. A amostra teve jacaré, cobras, hipopótamo, pássaros e outros. Assim como Hector, Luiz Neto aprendeu a fazer as maquetes sozinho, pela internet. Quando perguntado pelo seu apreço aos animais, Luiz comenta sobre o porquê decidiu fazer arte com esse tema e revela um sonho: “eu gosto de animais, quando crescer quero acabar com a extinção deles”, comenta o aluno do 9° ano do Ensino Fundamental.

Com amostra de réplicas de carros reais e aparelhos eletrônicos reinventados em miniaturas, o estudante do 8° ano, Carlos Gabriel Oliveira Cardoso, de 13 anos, demonstra com entusiasmo suas artes, sabendo o modelo de cada carro que ele já fez. De carros de luxo, como a da empresa alemã BMW, até mesmo caminhões de lixo, ônibus e outros artigos automobilísticos. “Passei a gostar de carros quando comecei a ver filmes e observava também vários carros passando na frente da minha casa. Comecei a gostar e estudar sobre motores, modelos de carros esportivos, carros de luxo, tanto carros mais baratos, quanto mais caros. Iniciei a produção das maquetes com papel, depois fui mudando, até chegar hoje nas miniaturas de papelão”, explicou Carlos Cardoso, sobre sua paixão por carros e o interesse em apresentar seu mundo. Sobre seu carro preferido, o aluno da Rede Municipal mostra uma miniatura do carro utilizado pelo icônico piloto brasileiro de Fórmula 1, Ayrton Senna.

“Como trabalho com alunos com deficiência e sou psicopedagoga, achei que era uma necessidade fazer uma exposição de artes com esses alunos. Acredito que vai ser muito benéfico para eles, principalmente no futuro”, ressalta Dalvanira Souza de Melo, orientadora responsável pelo evento, que recebe a visita de todos os estudantes da instituição.

A diretora administrativa da Escola Municipal João XXIII, Andressa Carla Moreira da Costa, afirma que a importância da mostra é valorizar os alunos com deficiência e ver o quanto eles têm potencial para realizar diversas atividades. “Vejo isso como uma amostra de que todos os alunos são capazes de fazer o que eles quiserem fazer. A exposição de artes está linda e os estudantes estão de parabéns. A escola possui 360 alunos matriculados do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental.