Com o tema Aldo Parisot – O intérprete, acontece, a partir desta quarta-feira (22), a XI Mostra de Violoncelos de Natal. O evento vai até o domingo (26), quando acontece na Praça Pedro Velho, a apresentação dentro da programação do Natal em Natal, que receberá dezenas de violoncelistas ao ar livre. A apresentação está marcada para às 17h, com entrada gratuita. 

Segundo Fábio Presgrave, docente e organizador do evento, um dos objetivos da Mostra é manter vivo o legado de Aldo Parisot e, assim, inspirar jovens violoncelistas. “Ele transborda todas as barreiras. Ser professor catedrático de Yale por mais de seis décadas é uma coisa que também transborda o musical. Para todas as áreas, eu acho que é um fato quase que inigualável”, destaca Presgrave, acrescentando que Parisot foi um natalense famoso no mundo inteiro por causa de sua música. É considerado um dos maiores violoncelistas do século 20.

A mostra é realizada pela Escola de Música (EMUFRN) em parceria com a Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura de Natal e inserida na programação do Natal em Natal. 

Programação
A abertura da programação, na quarta (22), contará com a apresentação do grupo ‘UFRN CELLOS’, a partir das 18h30, no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Já na quinta (23), o Mahalila Café sediará o ‘CELLO BAR’, um encontro descontraído de violoncelistas em uma atmosfera dedicada à música popular.

Na sexta (24) será a vez da Pinacoteca Potiguar receber um concerto de destaque protagonizado pelas professoras da Mostra. O “Eu sou Música: celebração às mulheres compositoras e intérpretes” está marcado para às 20h.

O sábado será ainda mais dedicado à boa música. Às 10h, um recital de violoncelo e piano marcará a manhã no Instituto Histórico e Geográfico do RN, localizado no bairro de Cidade Alta. Já na parte da noite, a partir das 18h, no Papódromo será realizado o primeiro concerto ao ar livre da programação.

Para encerrar a programação, no domingo (26), a Praça Pedro Velho, também conhecida como Praça Cívica, receberá dezenas de violoncelistas para o segundo concerto ao ar livre da programação. A apresentação está marcada para às 17h.