A Secretaria Municipal de Educação de Natal, por meio do Departamento de Gestão Escolar e Setor de Alimentação Escolar, promoveu um diálogo com os diretores da Rede Municipal de Ensino, na tarde da terça-feira (28), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). A palestra com o tema "Espectro Autista e Seletividade Alimentar", foi ministrada pela nutricionista Janaína Beserra de Lima, especialista em alimentação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e TDAH.  

Na ocasião, a nutricionista Janaína de Lima apresentou a tríade da seletividade alimentar, que é caracterizada pela recusa alimentar, pouco apetite ou desinteresse pelo alimento. Ela afirma que ter consciência dessas questões é fundamental para proporcionar maior inclusão aos estudantes. “É vital que suas individualidades sejam respeitadas. Eles precisam desse cuidado específico, dessa atenção e saber atuar para incluir esses estudantes nas necessidades nutricionais são primordiais para o desenvolvimento deles”, expõe.
 
A chefe do Setor de Alimentação Escolar da SME-Natal, Milena Fabrinni de Paiva,  explicou a importância do evento. “Nosso setor sentiu a necessidade de mover especialistas no assunto para levantar essa discussão. Os gestores precisam dessa conversa. Precisamos trazer essa discussão para entender que público é esse que estamos recebendo na nossa rede e como podemos ajudar, comportar e atender eles de maneira ideal”, ressaltou.
 
O secretário adjunto de Gestão Escolar, Mário Sérgio de Oliveira, esteve presente na formação e contou sobre como o momento contribui para a educação municipal. “A educação só acontece se nós formarmos um grupo direcionado para o bem estar da sociedade. E a formação vem do dia a dia e principalmente de um processo de liberdade de escolher o tema que vai nos fazer crescer. Não existe profissão no mundo mais importante do que a do educador”, contou.
 
Atuando como diretora pedagógica da Escola Municipal Professor Antônio Severiano, Gardênia Holanda, comentou sobre as mudanças que a palestra apresentarão no cotidiano escolar. “Essa seletividade alimentar é importante para sabermos como lidar com essas crianças, esses estudantes. Foi bem importante e instrutivo. Tudo que a gente adquire de conhecimento é necessário que utilizemos nesse dia a dia, para garantir um desenvolvimento saudável para eles”, ponderou a gestora.