Prefeitura do Natal

Ballet Municipal



O Ballet Municipal de Natal, hoje Escola Municipal de Ballet Roosevelt Pimenta foi fundada em março de 1974, com aula inaugural no Teatro Sandoval Wanderley. Em 1985 o Ballet foi reestruturado após decreto municipal nº 3264,de 27 de dezembro, com regulamentação específica. Com nova lei implementada em 22 de julho de 1988, o Ballet recebe nova estruturação agora com corpo administrativo especializado.

Nesse cenário, o professor e coreógrafo Roosevelt Pimenta assumiu a direção da Escola e implanta um método de ensino com base na Escola Italiana de Ballet (Cecchetti) que passou a ser aplicado de forma sistematizada, em que alunos passam por um exigente treinamento dedicado a moldar e preparar seus corpos para qualquer exigência coreográfica apresentada.

Hoje a Escola funciona nas dependências da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), na avenida Câmara Cascudo, Centro Histórico de Natal e mantém há décadas vagas abertas à sociedade natalense ao acesso do ballet e à formação artística, como um verdadeiro patrimônio cultural de Natal, já com o legado de formação da Companhia de Dança da Cidade.

Biblioteca Esmeraldo Siqueira



A Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira funciona nas dependências da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), situada à avenida Câmara Cascudo, Centro Histórico de Natal.

É um espaço multiuso com acervo de 10 mil livros, 1 mil vídeos, 5 mil gibis, 4 mil discos, 1 mil revistas, 300 fotografias, jornais, diários, catálogos e obras de artes à disposição do público, notadamente formado por professores e estudantes.

No seu acervo constam obras raras de Euclides da Cunha e Antero de Quental, entre outras, editadas em Portugal nas primeiras décadas do século passado.

A Biblioteca Esmeraldo Siqueira também realiza outros eventos, como os Concursos Literários Othoniel Menezes e Câmara Cascudo, os Saraus Poéticos da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA) e a edição da Coleção Letras Natalenses, que conta com a curadoria do Conselho Editorial da Funcarte.

(84) 3232 4944 / 3232-4955

Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra



O Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra de Araújo, também conhecido como Área de Lazer do Panatis, é um complexo de cultura e lazer localizado entre as avenidas Dr. João Medeiros Filho (Estrada da Redinha), Paulistana e Acaraú, no bairro Potengi.

O local é uma das principais áreas de lazer da Zona Norte de Natal. Conta com campo de futebol, pista de cooper, academia da terceira idade e um prédio onde são realizado cursos na área artística, como curso de contrabaixo, violão, dentre outros.

Os maiores e principais eventos da Zona Norte da capital são realizados na Área de Lazer do Panatis. Depois da construção do Complexo Cultural de Natal, alguns eventos deixaram a área de lazer e passaram a ser realizados no complexo, mas o Espaço que homenageia o famoso produtor cultural “Chico Miséria”, permanece como ótima opção de lazer naquela região.

Espaço Cultural Jesiel Figueiredo



Em Construção

Estação Cidadania



A Estação Cidadania Esporte Jorge Moura é um dos mais novos equipamentos de lazer e esporte de Natal, Foi inaugurada em 12 de agosto de 2020. O espaço está localizado no conjunto Nova Natal, próximo ao Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte da capital.

O novo complexo é uma das maiores estruturas esportivas da cidade e tem promovido a iniciação ao esporte de crianças e jovens e a formação de novos atletas de até 20 modalidades. Mais de 1.500 crianças de 6 a 15 anos usufruem do espaço, que conta com Ginásio Poliesportivo com quadra coberta e externa, salas e toda uma estrutura adaptada para receber paratletas.

Memorial Natal



O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte está localizado na Zona de Proteção Ambiental 1 (ZPA-1) em Natal, na avenida Omar O’Grady, no chamado “prolongamento da Prudente”. Abrange os bairros de Pitimbú, Candelária e Cidade Nova. Foi inaugurado em 21 de julho de 2008 com projeto de Oscar Niemeyer. Constitui em uma das mais belas paisagens arquitetônicas da cidade.

Em seus 64 hectares há dois estacionamentos, dois pórticos de entrada, dois tipos de trilhas ecológicas, quatro unidades de descanso, praça para eventos e lazer, quatro setores de banheiros, biblioteca com acervo sobre meio ambiente, auditório para 200 pessoas, centro de educação ambiental, um monumento com 45 metros de altura constituindo memorial da cidade e mirante.

Museu de Cultura popular Djalma Maranhão



O Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão foi inaugurado em 22 de agosto de 2008, no Dia do Folclore Brasileiro. Está localizado no Largo Dom Bosco da Praça Augusto Severo, no bairro da Ribeira, em Natal, instalado na parte superior do prédio da antiga rodoviária de Natal que foi totalmente reformulado para abrigar o novo e moderno equipamento.

O espaço possui 350 m2 onde está exposto um acervo de aproximadamente 2.000 peças de cerca de 400 artistas populares. O visitante pode ainda acessar totens eletrônicos para conhecer textos, fotos e vídeos da vida e obra dos artistas. Há ainda salas especiais com três telões instalados para exibição de mais de 200 horas de vídeos de forma contínua, além de espaço para exposições temporárias e auditório.

O MCPDM tem recebido visitas de grupos de escolas e agências de turismo entre outros.
Para agendamento, entre em contato com (84) 3232 8149.

Museu de Cultura popular Djalma Maranhão



O Teatro Municipal Sandoval Wanderley, também chamado carinhosamente de “Teatrinho” é um charmoso teatro de arena localizado na Avenida Presidente Bandeira, no bairro do Alecrim. Foi o segundo construído em Natal, em 1962, com capacidade para 152 espectadores.

O equipamento viveu seu auge nas décadas de 1980 e 1990 quando abrigou peças de teatro, shows nacionais e projetos musicais como o Pixinguinha e o Seis e Meia, com novo período de movimentação entre 2005 e 2008.

Em janeiro de 2009 o Teatrinho foi fechado e assim permanece, a cada ano agravando as condições estruturais para uma possível reforma e reabertura de suas portas à arte natalense. A atual gestão segue trabalhando em diferentes frentes para angariar recursos para entregar o equipamento novamente à população.


2021 - Secretaria Municipal De Cultura (SECULT)
Fundação Cultural Capitania Das Artes (FUNCARTE)

Política De Privacidade

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389