A Rede Municipal de Ensino de Natal continua vivenciando as festividades juninas, resgatando e valorizando a cultura do povo nordestino. O terceiro fim de semana de arraiás, em comemoração aos Santos do mês de Junho, Antônio, João e Pedro, aconteceu em 22 Centros Municipais de Educação Infantil e em 18 Escolas de Ensino Fundamental.
Na sexta-feira (21), o 16º Arraiá do Amor, do CMEI Amor de Mãe, contou com as tradições desta época, com comidas típicas, brincadeiras, trio de sanfoneiro, apresentações das 198 crianças das turmas de Berçários I e II e Níveis I e II, coroação do Rei, Rainha, Príncipe e Princesa, sorteio dos balaios juninos, e apresentação do grupo “As Amorosas”, formado por professoras, estagiárias e funcionárias do CMEI. A festa com o tema “Pintando a tradição com alegria, arte e cor” reuniu a comunidade escolar, pais e familiares das crianças, na quadra do bairro.
Com dois dias de comemorações, o CMEI Dr. Vulpiano Cavalcanti de Araújo, em Igapó, realizou os festejos na sexta-feira e no sábado, com a participação das 400 crianças matriculadas. Animação, apresentações das turmas, desfiles, banda musical, quadrilha improvisada, pescaria, pula-pula e muita comida regional, não faltaram nos dois dias de festas.
A diretora pedagógica Maria Leidimar L. da Silveira ressaltou que a festa junina é uma comemoração importante, principalmente para o Nordeste. “É um encontro de pessoas, professores, familiares, das crianças, com as nossas tradições. É um momento de muita alegria”, disse. Já a gestora administrativa Sandra Medeiros agradeceu a participação dos pais e familiares, a dedicação da equipe do CMEI e o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Natal.
A secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, ao lado da secretária adjunta de Gestão Escolar, Sirleide Oliveira e da chefe de gabinete, Alderly Façanha, prestigiaram as festividades em diversas unidades de ensino. "As produções pedagógicas vistas através da dança, das comidas, músicas e ambientação dos espaços nos remete a uma interdisciplinaridade vivenciada pelas crianças e estudantes. Estamos festejando as nossas tradições e a cultura do Nordeste, ao lado das famílias, das unidades de ensino e da comunidade escolar", declarou Cristina Diniz.
No sábado (22), foi a vez do CMEI Professor Arnaldo Arsênio de Azevedo comemorar com o III Arraiá do Cumpadre Arnaldo. "Iniciamos o nosso arraiá em junho trabalhando com as famílias e toda a comunidade através de oficinas, a decoração foi construída e produzida em coletivo, é um evento que nos traz alegria porque é com eles e para eles", destacou a gestora administrativa Joraida de Freitas Santos. O CMEI fica localizado no Conjunto Leningrado, no Planalto
Ao longo do dia outras unidades também celebraram os festejos dando continuidade a tradição. No Pitimbú aconteceu a 12ª edição do Arraiá da Nanda, no CMEI Professora Antônia Fernanda Jalles. "Está sendo muito animado, alegre, todas as famílias vieram prestigiar as apresentações dos filhos, conhecer as atividades feitas pelas crianças e professores. É uma festa muito bonita, e significativa, pedagogicamente todos participam", disse a educadora infantil Isabel Amorim.
No Conjunto Cidade Nova a festa aconteceu na Escola M. Professora Zeneide Igino de Moura. O Arraiá da Sinhá Zeneide, reuniu estudantes e familiares. Genecilda M. Monteiro, mãe do aluno Nicolas M. Garcia do 5º ano, elogiou a comemoração. “É uma festa maravilhosa, com qualidade. Os professores e a equipe são excelentes. Estou feliz com o meu filho. É importante esse acompanhamento como mãe", disse. A estudante Jamile M. S. de Araújo que se apresentou na quadrilha falou sobre a expectativa para o momento. “Isso é cultura, nós nos apresentamos na escola todo ano, essa data é muito esperada por todos, para podermos dançar a quadrilha. Eu estou vestida na minha personagem, que é uma matuta". Jamile tem 10 anos e é do 5º ano.
O CMEI Professora Raquel M. Filgueira em Nossa Sra. de Nazaré realizou a celebração junina no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) com o Arraiá da Comadre Raquel. Joseane L. de A. Silveira acompanhou o filho Fagner Oliveira, de seis anos. “É empolgante e incrível, tudo está lindo e arrumado, é importante estar junto apoiando na escola, porque tudo começa pela família, é dentro de casa, para que ele possa chegar na escola, educado e empolgado em aprender”, finalizou a mãe.