A edição 2024 do São João de Natal, que traz em sua essência o resgate cultural e regional das tradicionais festas nordestinas ganhou mais um capítulo na noite desta quinta-feira (27), com a abertura do Festival de Quadrilhas Juninas realizado no Palácio dos Esportes. O espaço se transformou em um verdadeiro palco de celebração da cultura, com show de luzes, cores, danças, e a energia contagiante das apresentações fez o público presente se emocionar.
Para o prefeito Álvaro Dias, esse é o momento de celebrar e prestigiar o empenho dos grupos que se apresentam no festival. "Estamos muito felizes com a abertura do Festival de Quadrilhas Juninas. Sabemos que esse é um momento muito esperado por todos na cidade de Natal. Hoje os grupos terão a oportunidade de mostrar todo o seu talento e esforço de um ano todo. Como já era esperado, o Palácio dos Esportes está lotado nesta primeira noite e esperamos que ainda mais pessoas possam vir aproveitar a festa. O acesso é gratuito, portanto, tragam suas famílias, os amigos, e venham se divertir e prestigiar as apresentações. Vamos apoiar e celebrar nossa cultura nordestina, as raízes e a tradição do São João popular".
A ordem de apresentação foi estabelecida através de um sorteio prévio realizado entre a organização e os representantes de cada equipe. Este ano, 25 grupos de vários municípios do Rio Grande do Norte concorrem nas três categorias: Tradicional, Estilizado e Cômico, com temáticas de livre escolha. A quadrilha junina Arroxonó, da cidade de São José de Mipibu, foi a primeira a abrir os espetáculos na arena montada no Palácio dos Esportes. Em seguida foi à vez das quadrilhas natalenses Arroxa o Milho e Cristão Matuto. A Junina Tradição concorre na categoria Tradicional, e veio de Parnamirim para encantar a todos com sua energia. A Sangue Matuto, Matutos da Paixão e As Cabritas, também representantes da cidade de Natal, seguiram seus espetáculos no início da madrugada, mantendo a animação e a vibração do público que seguiu lotando as arquibancadas. O grupo Arraiá da Praia, de São Bento do Norte, fez o encerramento da primeira noite, deixando o gostinho de quero mais para os próximos dias de competição.
Dona Neide, 67, fez questão de vir assistir o primeiro dia do Festival de Quadrilhas ao lado da família. Para ela, a sociedade é carente de eventos de cultura regional, onde as crianças podem ter contato com a tradição nordestina. “Eu fiz questão de vir e trazer minha neta que nunca assistiu apresentações dessa maneira. Eu sou do Bairro Nordeste e lá tínhamos muitas quadrilhas, mas acabou, e eu sinto muita falta. Por isso, não quis deixar de vir para que ela conhecesse mais da nossa cultura e tradição de São João”, contou com expectativa.
COMPETIÇÃO
A comissão julgadora terá a tarefa de escolher as melhores apresentações, avaliando critérios como originalidade, roteiro musical, desempenho do marcador, evolução, casamento, animação, figurino, homenagem ou tema e coreografia. Nas categorias Tradicional e Estilizada, serão premiadas as quadrilhas do primeiro ao quinto lugar, além de reconhecer a melhor rainha, rei, marcador, casal de noivos e grupo regional. Na categoria Cômica, as três melhores quadrilhas serão contempladas.
A 33º edição do Festival de Quadrilhas Juninas é promovida pela Prefeitura do Natal através da Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte), e segue até o dia 30 de junho, quando serão conhecidas as grandes vencedoras. Com um aporte de investimento em torno de R$ 373.940,00 e premiações que somam R$187 mil, o evento é um verdadeiro incentivo à preservação e valorização das quadrilhas juninas.
As apresentações estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura do Natal no Youtube. Para mais informações sobre a programação completa, acesse https://saojoaodenatal.com.br