O Planta Natal, programa da Prefeitura que trabalha a arborização da cidade, irá fazer dois mutirões de plantios a partir de março quando deve começar o período de chuvas. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (8), em reunião da equipe técnica do programa com o prefeito Álvaro Dias, que é um entusiasta da ideia de melhorar a arborização de Natal, inclusive tendo proposto a meta de plantar 20 mil árvores durante seu mandato. Atualmente, mais de 16 mudas já foram plantadas e a perspectiva é que até o final do ano essa meta seja superada pela Prefeitura e seus parceiros.

“O Planta Natal é a contribuição que a Prefeitura dá para o combate a essas mudanças climáticas que estão acontecendo, todos estão percebendo o calor exagerado e é preciso trabalhar a consciência também das pessoas para a necessidade de plantar árvores como forma de diminuir essa sensação de calor”, diz o prefeito Álvaro Dias.

Na reunião, foi feita uma explanação para o prefeito sobre a estruturação do programa e os avanços alcançados em 2023, bem como do planejamento para este ano. “O prefeito nos pediu esses mutirões e para reforçarmos também o trabalho nas escolas junto aos alunos, para ampliar a consciência das futuras gerações sobre a necessidade de aumentar a área verde na cidade”, afirma a secretária executiva de Concessões e Parcerias Público-Privadas Daniele Mafra, coordenadora do programa.

Outra determinação do prefeito foi a criação jurídica formal do Planta Natal, através de decreto ou lei a ser definido pela Procuradoria do Município, a fim de dar institucionalidade ao programa. Hoje, o Planta Natal é desenvolvido por um grupo de servidores de diferentes secretarias que trabalham de forma integrada e conta com um horto, na Zona Norte, e um Viveiro inaugurado no ano passado no Espaço Natal Sustentável, no Baldo. “Queremos dar essa institucionalização formal para o Planta Natal para que não seja o programa de uma gestão, mas se torne uma política pública permanente no município, independentemente de quem estiver ocupando a cadeira de prefeito,  porque é uma necessidade que seja continuado, trabalhando para que as pessoas se engajem no projeto e diretamente reforçando as áreas verdes da cidade, inclusive com o apoio da iniciativa privada e dos novos empreendimentos que estão surgindo a partir da sanção do novo Plano Diretor”, defende Álvaro Dias.