O Planta Natal, projeto da Prefeitura que pretende plantar 20 mil espécies vegetais nativas até o final da atual gestão, planeja três grandes ações de plantio articuladas com a população, que visa embelezar a cidade, melhorar o clima, amenizar o calor com a sombra das árvores, aumentar a umidade atmosférica e melhorar a qualidade de vida de todos. Numa ação integrada das secretarias do Meio Ambiente e Urbanismo, Serviços Urbanos, Urbana e com apoio de toda a população, será feito a reorganização de plantio e paisagismo da Eng. Roberto Freire, seguido de um mutirão de plantio no Conjunto Cidade Satélite e a realização do 1º Seminário Planta Natal de Arborização Urbana.

O projeto da Prefeitura está fazendo a diferença na capital. Durante todo o ano, às terças e quintas-feiras, estão sendo plantadas em praças, canteiros e terrenos, mudas de mulungu, pau brasil, ipê roxo/amarelo, pau ferro, oiti, craibeira e outras espécies nativas, já testadas e adaptadas ao regime de inverno da capital potiguar.  “Estas três ações vão além do que já estamos fazendo toda semana. Quero que nossa cidade fique mais agradável, bonita e melhor de se viver. O Planta Natal deve ser abraçado por todos os natalenses, não apenas pela Prefeitura ou pelos voluntários que estão nos ajudando, mas por todos. É preciso que todos se conscientizem da importância da preservação do meio ambiente. Precisamos deixar para nossos filhos uma cidade melhor”, destaca o prefeito Álvaro Dias.

“A nossa primeira reunião para planejar as ações que estão por vir foi realizada ontem (04) com o objetivo de definir as áreas de plantio e as datas das ações. Queremos aproveitar o fim do inverno para plantar grandes árvores na Eng. Roberto Freire reduzindo a velocidade dos ventos, amenizando a poluição atmosférica e acústica da região, além de embelezar o canteiro central até a rotatória com plantas ornamentais como pingos de ouro, palmeiras e bromélias, para receber o turista nas férias do fim de ano. Na próxima segunda-feira, 09, voltaremos a nos reunir com o Conselho Comunitário da Cidade Satélite (Concitel) para alinhar nossa segunda ação que será a arborização no Conjunto Cidade Satélite”, afirma Danielle Mafra, secretária Executiva de Natal.

Para a segunda ação do mutirão de plantio de árvores urbanas no Conjunto Cidade Satélite articulada com a participação ativa da comunidade, que ocorrerá dia 21 de agosto, a Prefeitura do Natal irá fazer o mapeamento de todas as ruas, das áreas verdes e das condições de plantio do solo. A região foi escolhida por ser um bairro planejado e com áreas de proteção ambiental, dando condições para ser o projeto piloto.

Por fim, acontecerá no dia 21 de setembro, no auditório do Parque da Cidade, o 1º Seminário Planta Natal de Arborização Urbana com o objetivo de trocar experiências com o público, ensinar a forma correta de plantar, mostrar como se faz a arborização eficaz na cidade transformando estas pessoas em agentes multiplicadores e interagir com instituições e grupos que já participam do plantio de árvores em Natal para que seja formada uma rede unida, bem articulada e eficaz de conscientização e preservação do meio ambiente.

O prefeito lembra que Natal já foi uma das cidades com melhor cobertura vegetal do País, mas que isso mudou ao longo do tempo. “Natal cresceu, mas a arborização não acompanhou esse crescimento. É importante que as pessoas saibam que hoje Natal é uma cidade que pode ter mais árvores. O Planta Natal vai ajudar a colocá-la nos trilhos de uma cidade que respeita o meio ambiente”, finaliza.