Nesta semana, um dos principais equipamentos de infraestrutura da cidade, as lagoas de captação e as estações elevatórias, administradas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), foram alvos de novos ataques e roubos de quadros eletrônicos e sistemas operacionais.

De acordo com o secretário Carlson Gomes, titular da Seinfra, as equipes do setor de Conservação estão em monitoramento dos locais e em contato direto com a Guarda Municipal. "Infelizmente passamos por esses problemas com certa frequência e eles acabam prejudicando o trabalho nas lagoas e estações elevatórias. Nos últimos meses, 18 estações elevatórias sofrerem com esses furtos", explicou o secretário Carlson Gomes.

Nos locais, os bandidos roubaram cabos elétricos, quadros de comandos, peças do sistema de bombeamento e outros objetos no interior das casas de bomba. "Somente em 2023 ocorreram mais de 20 furtos, as mais afetadas foram as lagoas de São Conrado com 4 ocorrências, Cidade da Esperança com 3 ocorrências, Pirangi com 3 ocorrências, Alagamar com duas ocorrências, Lagoa do Makro com 4 ocorrências, e Nova Cidade com 2 ocorrências", pontuou o secretário adjunto de Conservação da Seinfra, Lucas Pinheiro.

Transbordamento
Os furtos além de causarem dano ao patrimônio público com prejuízos ainda não calculados, afetam diretamente a população, causando o colapso das bombas e consequentemente contribuindo com os alagamentos, provocadas pela falta desses equipamentos. "A reposição dos cabos e equipamentos demandam tempo e dinheiro e nesse intervalo, até consertar o sistema de bombeamento, muitas vezes, com ocorrência de chuva, ocorre o transbordamento das lagoas", finalizou o secretário Carlson Gomes.