Estudantes da Escola Municipal Professora Maria Cristina Osório Tavares participam de um experimento denominado "Câmara Escura", que é uma popular demonstração de óptica realizada pela primeira vez na Idade Média, sendo um dos artifícios que possibilitou a criação da fotografia como é conhecida na atualidade. A unidade de ensino fica localizada no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste.  
 
A professora de Artes, Carla Mariane Dantas, ressalta que o experimento está dentro do conteúdo maior de fotografia. "Começamos estudando como é feita a imagem, como é construída essa imagem. Utilizamos a câmara escura para as crianças conhecerem, sentirem, como essa imagem é feita, então eles vão, tem uma caixa, a gente faz um orifício, por dentro ela é toda preta e tem uma parte branca, que é onde a imagem vai ser projetada. As crianças colocam essa caixa na cabeça, e só entra a luz por um pequeno orifício e eles vão no pátio, na área aberta da escola, em um dia bem iluminado, onde podem ver as imagens, tanto das árvores, como dos outros colegas e percebem que a imagem se forma de maneira invertida. É uma comprovação prática do que a gente vê na sala de aula, do funcionamento do nosso olho humano e  da atual câmera fotográfica”, explicou.  

A estudante do 5º ano, Maria Eduarda Macedo da Silva, de 11 anos, relatou que achou o experimento bem legal. “Estamos aprendendo sobre as fotografias e câmeras. Já estudamos duas câmeras antigas e umas fotos que foram tiradas. Eu achei muito interessante a bobina, ao invés de ser o cartão de memória que usamos hoje em dia. É uma câmera bem diferente das que usamos atualmente. Eu achei muito legal. Eu amo tirar fotos, acho muito interessante essa temática da fotografia. Também já aprendemos sobre ângulos. A câmara escura também é muito interessante", disse.  

Quem também elogiou a atividade foi a estudante do 5º ano, Ana Beatriz Elói Silva, de 10 anos. “Eu achei produtivo, gostei da câmara escura e da fotografia, aprendemos sobre planos e ângulos. Eu achei super produtivo, estimulou a gente a querer testar, sentir um pouco como era naqueles tempos. Gosto desse universo da fotografia, também tiro várias fotos de maneiras diferentes, tipo de baixo para cima, de cima para baixo, eu acho bom também”.