Com a participação de 52 educadores, a Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta segunda-feira (17), a abertura do Encontro Formativo dos Professores de Artes. O evento ocorreu nos turnos matutino e vespertino, no auditório da Livraria Paulus, e trouxe como tema anual "Letramento em Artes: Experiências Vividas com Nutrição Estética e Intercultural". Além disso, foram debatidos aspectos da avaliação no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e a Nova Matriz Curricular da Lei 241/2024.
A assessora pedagógica de Artes do Departamento de Ensino Fundamental, Sthela Cristina de Medeiros G. Amaral, ressaltou a importância do encontro, que marca o início da formação continuada. "Estamos recebendo nossos professores e entregando materiais como caderno e portfólio, para registrar os aprendizados adquiridos ao longo do ano. Serão 16 encontros ao longo de 2025, realizados quinzenalmente. No primeiro momento, acolhemos os professores com uma paródia e, em seguida, discutimos a nova matriz curricular e as mudanças na avaliação, incluindo a substituição do relatório por notas no 3º ano do Ensino Fundamental", explicou.
Já a assessora pedagógica de Artes do DEF, Adeilza Gomes, destacou a história do encontro formativo durante 25 anos. "O encontro da FormArtes começou no ano 2000. Inicialmente, atendemos apenas professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Somente em 2004, ampliamos a formação para docentes do 1º ao 5º ano. Nos primeiros anos, os encontros eram mensais, mas, em 2011, passaram a ser quinzenais devido à reestruturação do componente curricular de Artes. A extinção da visão polivalente da Educação Artística e a criação de licenciaturas específicas em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro geraram novas demandas, exigindo aprofundamento no ensino dessas linguagens no Ensino Fundamental", afirmou.
Em comemoração aos 25 anos da FormArtes, a professora Adeilza Gomes também anunciou a realização do seminário "Deslimites das Artes". "Estamos planejando este evento, previsto para 14 de julho, que contará com a participação de diversas instituições parceiras, como UFRN, IFRN, Pinacoteca do Estado, além de escolas e professores de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro", destacou.
A professora Elisama Betânia, da Escola Municipal Professora Adelina Fernandes, localizada no bairro Potengi, enfatizou a relevância da formação para a prática docente. "A retomada desses encontros é de extrema importância, pois proporciona suporte e novas estratégias pedagógicas. Temos um livro didático em sala de aula, mas aqui encontramos orientações adicionais que fortalecem nossa prática e a aprendizagem dos estudantes. Participo de todas as formações e atualmente estou estruturando um grupo de teatro na escola, com apoio da coordenação e infraestrutura adequada", relatou.