Uma das apresentações mais aguardadas pelos participantes do IX Encontro Nordestino de Arborização (ENAU), que está sendo realizado em Natal desde o último dia 12, foi a palestra sobre o projeto Resíduos de arborização Urbana, pela arquiteta e Urbanista, Renata Larissa, diretora de Paisagismo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Executado há dois anos pela Semsur, o projeto é considerado exitoso pelos especialistas em arborização e tem se tornado referência na reutilização dos resíduos produzidos a partir do manejo arbóreo nos canteiros e praças da cidade.

De acordo com a diretora de Paisagismo da Semsur,  a capital potiguar atualmente está fazendo a destinação correta do material recolhido das podas, o que a caracteriza como uma cidade que valoriza o meio ambiente, tendo em vista que diminui a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa. Além disso, esse tipo de ação gera economia aos cofres do município, uma vez que reutiliza no paisagismo da cidade um material que iria literalmente para os aterros sanitários.

Ela explicou o funcionamento de todo processo de compostagem dos resíduos, desde o recolhimento e trituração até a sua reutilização nos canteiros e praças.  “Todo material recolhido no manejo arbóreo é colhido, triturado e levado para a compostagem. Os galhos com até 30 cm de diâmetro são triturados e levados para uma área da Estação de Transbordo, onde é feito um tratamento. Organizado em leiras, a compostagem é revirada frequentemente, irrigada por carros-pipas e submetida ao controle de temperatura, devido ao processo de decomposição e fermentação a que é submetida.

Todo material é peneirado, sendo uma parte adicionada a outros compostos orgânicos que servirão para produção de mudas do projeto Planta Natal. E a outra parte, mais granulada, que possui dimensões maiores, será utilizada na recomposição e fortalecimento do solo dos canteiros e praças que se encontram sem cobertura vegetal, pobre em nutrientes e compactados (sem espaço para o desenvolvimento das raízes).

A área utilizada para compostagem em Natal é considerada como uma das melhores do país. A Semsur conta atualmente com 5 hectares de área de compostagem. Segundo dados da Engemaia, já em 2021 haviam 7.400 metros cúbicos de material acumulado, isso corresponde a 11 mil toneladas  de compostagem. Já os dados da Urbana apontam que  nos primeiros quatro meses do ano, a empresa recolheu 2.435 toneladas de material não triturado de podas, o que mostra o grande potencial que a cidade tem para a produção de compostagem.

Renata Larissa chama a atenção para a Política Nacional de Resíduos Sólidos que recomenda o tratamento correto para evitar que esse material rico em composto orgânico e com muitas opções de reutilização, transforme-se em lixo e tenha como destino o aterro sanitário. Como exemplo de recuperação de solo com o uso de compostagem em Natal, ela cita o Bosque das Mangueiras, no bairro de Lagoa Nova, entregue recentemente à população. O bosque recebeu 90 carradas de compostagem para recomposição do solo e como reforço ao composto do cultivo de agricultura familiar que também é desenvolvida no bosque.