Natal vai sediar entre os dias 12 e 15 de junho, no Hotel Sesc Barreira Roxa,  o 9º Encontro Nordestino de Arborização Urbana. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e Prefeitura Municipal do Natal por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo como temática  “Arborização Urbana: elemento essencial de cidades saudáveis e resilientes”. O evento busca fomentar o desenvolvimento regional da arborização, contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e resiliência das cidades.  

Para o prefeito Álvaro Dias, o evento é bastante importante para Natal e colabora mais ainda com o trabalho realizado pela Prefeitura Municipal em transformar a capital em uma cidade mais verde. “O evento resgata essa importante conquista para que a gestão municipal avance nesse sentido, plantando mais árvores e dando mais espaço de arborização para nossa cidade, tornado-a uma cidade mais verde”, destacou.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), Sérgio Chaves, esse será o maior encontro regional do Brasil, após o Congresso Ibero-americano de Arborização Urbana. “Natal vem intensificando projetos em defesa do meio ambiente, e será muito importante para a capital potiguar sediar um evento desse porte. É bom lembrar que esse evento só perde para o Congresso Ibero-americano que é realizado anualmente em setembro”, disse.

A secretária Executiva de Natal, Danielle Mafra, coordenadora do Planta Natal, o atual modelo de beneficiamento de árvores nativas para arborização das grandes avenidas, a recuperação do Horto Municipal e o investimento no projeto foram determinantes na escolha da cidade para sediar o evento. “O Projeto Planta Natal, o replantio de árvores nativas e arborização das grandes avenidas, como também a  recuperação do horto municipal foram determinantes na escolha da cidade para sediar este grande evento, o que comprova que a gestão está comprometida em projetos, com foco na cidade mais verde e sustentável”, enfatizou.

A secretária ainda revelou que o evento será um marco para Natal e a gestão Álvaro Dias. “A partir desse evento, Natal passa a concorrer ao certificado de Cidade Árvore do Mundo (Tree Cities of the World). O título é fornecido pela Fundação do Dia da Árvore (Arbor Day Foundation) e a Organização das Nações Unidas, organizadores do programa”, disse.

A programação prevê palestras de especialistas nacionais e internacionais em gestão de cidades, apresentação de projetos científicos e com minicursos para capacitação de planejadores e gestores nos diferentes ambientes urbanos, que terão a oportunidade de adquirir e de trocar conhecimentos nas mais diversas atuações dentro do campo de arborização urbana no estado do Rio Grande do Norte e dos demais estados brasileiros. As inscrições podem ser feitas aqui.