A Escola Municipal Monsenhor José Alves Landim participou na última sexta-feira (10) do Torneio Sesi de Robótica, que faz parte da competição First Lego League (FLL), responsável pelo maior campeonato de utilização da robótica com peças Lego no mundo. Na ocasião, cinco estudantes da Escola M. Monsenhor José Alves Landim competiram como a equipe “Potigarras”, nome escolhido como forma de orgulho de serem potiguares e a garra que eles depositaram na preparação para o torneio. Apesar de não terem alcançado as três primeiras classificações, a equipe da Rede Municipal recebeu o “Prêmio Estrela Iniciante”, pelo destaque obtido no primeiro ano do torneio.

A Rede Municipal de Educação possui 30 kits da Lego, distribuídos em seis escolas e também para a capacitação dos professores, por meio de formações promovidas no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

Estagiário da Escola Municipal Monsenhor José Alves Landim e estudante de Engenharia Mecatrônica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Igor Matias de Lima Dantas, é o responsável por ministrar as aulas de robótica na unidade de ensino em conjunto com a professora de Geografia, Karina Messias. Igor Matias já competiu na First Lego League e explicou como foi a preparação do ensino da robótica para a participação no torneio. “Eles estão participando pela primeira vez da FLL e tendo esse contato com a robótica, que promove práticas positivas na educação deles. A preparação durou cerca de quatro meses e ver o brilho deles em participar do torneio não tem preço. Os estudantes aqui reunidos foram os mais interessados no estudo da robótica e essa experiência irá semear a vontade de outros participarem também em edições futuras”, destacou.

A diretora administrativa da escola, Rafaela Costa, afirmou que essa competição enriquece os alunos e só com a participação, eles já se sentem vitoriosos. “Quando pensamos em robótica educacional, não se pensa apenas em um torneio, eles estão há meses se preparando para este evento. E nisso, eles desenvolvem e aprimoram características essenciais para o aprendizado, como o raciocínio lógico, a memória e a atenção. Essas funções são extremamente exercitadas pela robótica de uma forma que é fundamental que possamos exercitá-la nas salas de aula e o momento de hoje é o resultado desse aprendizado na vida dos nossos alunos”, disse.

Participando do torneio, Emanuel Vítor Souza de Morais é matriculado no 9º ano da Escola Municipal Monsenhor José Alves Landim, e tem 15 anos. Ele comentou sobre os impactos do ensino da robótica e a experiência da competição na sua vida. “A robótica educacional também como o torneio da First Lego League transformou minha vida de uma forma muito grande, me proporcionando visitas a lugares que eu nunca imaginei que existiriam, ou lugares que eu nunca imaginei em ir.  O grau de conhecimento que eu adquiri para participar desse torneio foi alto, desde a pesquisa até os momentos de organização para a grande competição. Além de me ajudar em questões do dia a dia, aprendi muito sobre eletricidade e funções tecnológicas que vão servir no meu futuro”, contou.

Pai de Emanuel Vítor, Geovane Rodrigues de Morais acompanhou presencialmente a participação do filho na competição. “É uma importância grande. Estou bastante orgulhoso com o desempenho do meu filho. Na minha época não tinham essas coisas, e no começo achei até que fosse uma brincadeira, mas não, isso é o futuro. As profissões no futuro vão exigir esses conhecimentos que a robótica exercita e é muito gratificante ver meu filho envolvido nesses ensinamentos. Muito orgulho dele, uma alegria imensa”, relatou.

Também acompanhando a equipe da Escola Municipal Monsenhor José Alves Landim, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, comentou sobre as possibilidades pedagógicas do evento. “A participação de estudantes da Rede Municipal de ensino de Natal em um evento como esse do torneio do SESI possibilita a imersão dos participantes no contexto da cultura científica, digital, criativa e lúdica. A experiência pioneira na Rede poderá impulsionar o trabalho em outras unidades de ensino e a maior interação entre as próprias unidades”, finalizou a adjunta da SME-Natal.

A First Lego League é realizada em três etapas, sendo elas regional, nacional e mundial. A região do Nordeste contará com três selecionados, escolhidos pelas primeiras colocações em competições realizadas nas cidades de Recife, Salvador e Natal. As disputas do Torneio Sesi de Robótica reuniram escolas de todo o Nordeste, que tiveram como tema principal o termo “Super Powered” - fazendo referência a utilização da energia renovável - para realizarem seus trabalhos de robótica com as peças Lego.