Em uma emocionante competição realizada na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada durante todo este sábado (30), no campus Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a Escola Municipal Monsenhor José Alves Landim se destacou e alcançou o título de “Melhor Escola Pública” na categoria de robótica educacional.

Com um grupo composto por seis estudantes, a escola mostrou o comprometimento e talento, apresentando um projeto inovador e soluções tecnológicas criativas. Essa conquista é fruto do esforço e dedicação dos estudantes, bem como do apoio fundamental de toda escola. Integram a equipe Jorge D. do Nascimento, Ciro Daniel de B. Luiz, Vitor Leandro M. da Silva, Jamilly O. da Silva, Stephanny Polyana dos S. Araújo e Maria Beatriz de S. L. Araújo.

Para o técnico da equipe, Igor Matias de Lima Dantas, foi uma honra participar da OBR representando toda a rede pública de Natal. “Com muito esforço, dedicação e criatividade conseguimos chegar no dia do torneio com o nosso robô e programação pronta, com arena improvisada de materiais recicláveis e muitos outros fatores que demandaram empenho pessoal. Ver os alunos desenvolvendo cada vez mais novas habilidades e se sentindo bem em aprender, já foi suficientemente e gratificante”, reforçou Igor Matias.

O feito ressalta a importância de investir na educação pública, no estímulo à inovação e na valorização do potencial dos jovens estudantes. A vitória também é um incentivo para que outras escolas da Rede Municipal de Ensino busquem se destacar em competições e eventos educacionais, mostrando o talento e a criatividade dos estudantes e reafirmando o compromisso com a excelência na educação pública.

A professora de Geografia e coordenadora da equipe, Karina Messias da Silva Alves, destacou a satisfação com o resultado e o esforço dos estudantes. “Adaptando a arena da competição com os materiais que tínhamos, os estudantes mostraram o robô e treinaram as tarefas para o robô executar. Conseguimos a premiação extra de Melhor Escola Pública, pelo nosso desempenho, subimos ao pódio e os três alunos que competiram, receberam a medalha. Ficamos muito felizes pelo esforço e dedicação  da equipe, Workbot's. Os pais presentes ficaram muito orgulhosos com o resultado, pois acompanharam todo o processo dos treinos”, destacou Alves.

A diretora do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), Noélia Barbosa Costa de Queiroz, falou que as atividades de robótica no ambiente escolar, são fundamentais, com o objetivo de promover a educação nas escolas da Rede Municipal de Ensino. “As atividades de robótica incentivam os estudantes a explorar conceitos complexos de forma prática e tangível, onde os estudantes se envolvem em projetos de forma colaborativa e coletiva, o que pode promover um processo de aprendizagem envolvente e significativo. Ressaltamos que a robótica não é apenas criar robôs, mas desenvolver atividade que promova o desenvolvimento integral dos estudantes, preparando-os para os desafios tecnológicos e resolução de problemas, desenvolvendo habilidades essenciais para o futuro. Estamos com um projeto em curso a fim de promover a ampliação da robótica nas escolas em toda Rede Municipal de Ensino de Natal”, destacou a diretora do DEF.