Os estudantes do 5º ano da Escola Municipal Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior participaram da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que ocorreu na tarde da quarta-feira (21), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O Programa é desenvolvido em parceria com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

O auditório foi palco de diversas atividades incluindo apresentação da banda do Proerd, formada por policiais militares, e o evento presencial iniciou com o histórico do programa educativo relatado em forma de cordel e com a entrada do mascote leão, símbolo de força e resistência.

O Proerd é um programa de prevenção de uso de drogas que tem como objetivo ajudar crianças e adolescentes a tomar decisões saudáveis e a desenvolver habilidades de resistência à pressão para usar drogas. Ele é implementado em escolas em todo o Brasil, incluindo em Natal. O Proerd é geralmente executado como uma série de aulas ministradas por um policial treinado em prevenção de drogas. As aulas são projetadas para ajudar os estudantes a compreender os riscos associados ao uso de drogas e a desenvolver estratégias para resistir à pressão para usá-las.

As turmas do 2º, 4º e 5º ano foram atendidas com as aulas do Proerd e cada uma com um currículo específico para aquela faixa etária. Apenas as turmas do 5º ano foram certificadas. Representando cada turma, receberam os certificados os alunos destaques: Andrieli Letícia Silva de Souza (5º A), Pedro Henrique Rodrigues Martins (5º B), Sara Botelho Figueiredo da Silva (5º C). Sara Botelho representando os formandos, também fez o juramento repetindo com firmeza o compromisso de valorizar a vida e a cultura de paz. A leitura da melhor redação e do texto selecionado pelo programa foi da aluna Júlia Vitória Silva de França (5º B).

A professora Irimar Aguiar, representando as turmas de 5º ano, comentou da importância do programa. “Se vê um avanço muito grande nas crianças em questão de comportamento e ao mesmo tempo, existe mais consciência em relação ao assunto, porque inclusive o professor do PROERD sempre cita para evitar a primeira experiência com drogas que já pode causar um vício. Se percebe a questão da disciplina dos alunos em relação até aos estudos, é um programa que sempre traz benefícios para comunidade escolar”, ressaltou a docente.

A estudante do 5º ano C, Ana Luiza Lemos Ferreira, de 11 anos, que se apresentou no grupo de dança no evento, apontou alguns tópicos que aprendeu com o programa. “Eu aprendi com o PROERD sobre não usar drogas, bebida alcoólica, sobre as formas de se evitar e de falar na prevenção com os colegas e todas as atividades foram feitas na escola”, disse.

As diretoras Mintza Idesis Jácome Bezerra e Ana Beatriz Batista de Paula elogiaram o PROERD, como um auxílio à escola com atitudes importantes que marcam a vida estudantil.  “É muito importante e gratificante esse programa, criado para orientar a sociedade e as escolas e que bom que nossa escola Ascendino de Almeida foi contemplada com essas palestras de grande relevância que alerta e abrange toda a questão das drogas”, afirmou a diretora administrativa Mintza Jácome.