Os estudantes da Escola Municipal Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior participaram da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que ocorreu na sexta-feira (17), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O Programa é desenvolvido em parceria com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Com o tema “Proerd uma vida responsável”, o evento presencial contou com a formatura de 350 estudantes e a apresentação da banda Geração Proerd.   

 

Neste ano, os alunos do 2º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental foram atendidos pelos policiais, Sargento Abreu Silva, Sargento Jorge Alexandre e o Cabo Fábio Cabral, que buscaram ensinar aos estudantes escolher uma vida segura e responsável. O Proerd é uma ação social e de proteção desenvolvida pela Polícia Militar do RN, que reforça uma polícia de proximidade com o cidadão, desenvolvendo habilidades para a valorização da vida, contribuindo assim o fortalecimento da cultura de paz e a construção de uma vida responsável.

 

A programação da formatura constou da apresentação cultural do grupo de dança da escola, incluindo a entrega de premiação e leitura da redação que foi destaque nas atividades do Programa, o juramento do Proerd e a entrega de certificados. As redações foram representadas por um aluno de cada turma, e dentro dos textos selecionados, foi escolhido um para ser lido como forma de demonstração dos conhecimentos adquiridos pelos alunos durante as aulas do Proerd e o destaque dessa redação foi da aluna Luciana Nobre de Almeida, do 5º Ano “E”.   

 

A estudante Luciana Nobre citou no texto: “O que eu aprendi com o Proerd? Aprendi muitas coisas legais, eu não conhecia o projeto, mas aqui na escola teve a chance de conhecer e aprender coisas novas com ele. O que gostei, é que a gente tem que resistir às drogas, dizer não, porque se alguém ou algum colega oferecer, dizer que não quero e que não acho legal. Aprendi que se houver alguém fumando ou bebendo, não é bom a gente ficar perto. Mesmo que seja um amigo nosso. Aprendi também que não é legal fazer bullying nenhum com os outros. Pois é feio e podemos deixar o colega triste e magoado. Temos que respeitar as pessoas como elas são. Porque todos nós somos diferentes uns dos outros”.  

 

A diretora pedagógica Mintza Idesis contou que era o primeiro evento coletivo, depois da quarentena ainda em tempos de pandemia e comemorou a formatura de um programa tão importante. “Queridos estudantes, todo o aprendizado que vocês conheceram com os instrutores do Proerd, que sirva como uma luz para o seu caminho, para que quando alguém oferecer alguma coisa que não é legal ou sugerir uma atitude que não seja boa, você vai lembrar daquele dia que o instrutor do Proerd, disse que não aceite, o que seu pai e sua mãe não puder saber, é porque não deve ser uma coisa boa. Nunca esqueçam desses ensinamentos”, alertou a diretora.  

 

A chefe do Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental, Danielle Freire de Lacerda, representante da Secretaria Municipal de Educação, comentou a missão do programa. “Compreendemos a importância do programa educacional de erradicação às drogas para os nossos estudantes, que tem como pilares a valorização da vida. E que os princípios que vocês aprenderam no Proerd, sigam com eles por toda a vida”.  

 

O capitão da Policia Militar, Romão Inácio da Silva, e coordenador operacional do Proerd, agradeceu a abnegação dos participantes na escola. “Agradecendo o carinho dos professores, de toda a escola, pela dedicação com o programa, que é realizado pela Polícia Militar, mas que ele só acontece porque existe junto polícia, escola e família. Professores, professoras, guerreiros, batalham diariamente pela educação das nossas crianças, vocês são heróis. A Polícia Militar gosta muito dessa oportunidade de interagir com a escola e com cada um de vocês. Crianças, muito obrigado pela sua dedicação junto aos policiais militares e instrutores do Proerd”, finalizou.