Prefeitura do Natal

Apresentação

A UFRN através da disciplina SACI - Saúde e Cidadania, direciona seus universitários dos cursos da área biomédica para interagirem seus conhecimentos teóricos com a prática social, e junto com a comunidade identificarem problemas que possam ser discutidos e resolvidos das formas mais adequadas possíveis.

 

Com isso a equipe do SACI veio a URBANA discutir o que poderia ser feito no bairro do Guarapes, visto que foi abordada por essa comunidade a problemática dos resíduos sólidos. Ficou decidido junto ao grupo de discussão que a URBANA montaria uma ação para a realização de uma limpeza geral no bairro. Essa ação denominou-se: "nosso bairro limpo". O "Nosso Bairro Limpo" foi realizado durante o período de três dias, com as operações de coleta, capinação, varrição, retirada de pontos críticos de disposição de resíduos, além da disposição de caixas estacionárias durante esse período para que a população possa destinar os materiais sem uso que por ventura tenham em suas residências.

 

Antes da ação de limpeza foram aplicados no bairro 149 questionários com o objetivo de conhecer o comportamento de seus moradores no que diz respeito aos serviços de limpeza pública. Os resultados foram analisados quantitativamente e qualitativamente, neste segundo caso, através de matrizes de correlações estatísticas. Essa análise foi de grande importância, pois serve de alicerce para o aprimoramento das ações que serão tomadas.

 

O "Nosso Bairro Limpo" realizado nos Guarapes é um projeto piloto que será levado a outros bairros, pois os êxitos das ações mostraram que a população necessita da melhoria dos serviços de limpeza urbana e que seu envolvimento e participação junto ao órgão de limpeza pública e demais entidades contribuem para esse fim.

 

Objetivo Geral

Sensibilizar a comunidade, promovendo ações sociais e conscientizar ambientalmente a comunidade, proporcionando assim uma melhor limpeza pública urbana e qualidade de vida.

 

Objetivos Específicos

  • Direcionar as ações de limpeza pública já existentes na localidade;
  • Sensibilizar as escolas quanto a seleção do material para a coleta seletiva;
  • Promover a educação voltada para a proteção aos ecossistemas.
  • Ações a serem realizadas pela Urbana
  • Podemos constatar de acordo com os números levantados na pesquisa que a falta de informação dos populares do bairro é a principal causa para o acumulo de resíduos em alguns pontos da localidade.

 

Com base na pesquisa realizada, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal direcionará suas ações de limpeza pública já existentes na localidade para que se adequem aos anseios de seus moradores.

 

Dessa maneira, as ações a serem realizadas pela Urbana no Guarapes, incluirá a distribuição nos pontos comerciais, centros de saúde, escolas e demais entidades o calendário de podação. Outra medida a ser adotada pela instituição será a entrega de calendários de geladeiras, com o número do SAP (Serviço ao Atendimento ao Público) e os dias da coleta domiciliar. Essas atuações trarão benefícios como: sanar o problema de acúmulo de resíduos em pontos que poderão se tornar críticos; acesso a informação sobre os dias de coleta em seu bairro, como também sempre que necessário, o morador, terá disponível um telefone para comunicar-se com a Urbana.

 

A Coleta Seletiva no "Nosso Bairro Limpo"

Apresentação

Um dos principais problemas enfrentados pelo bairro do Guarapes é o da destinação final dos resíduos sólidos, os quais evidenciados pela crescente produção e desperdício, causa a poluição do solo, do ar e da água, além de proliferação de vetores veiculando doenças, repercutindo diretamente na saúde e qualidade de vida dos moradores e no meio ambiente.
Nesse sentido a equipe técnica da URBANA irá promover uma capacitação para os educadores das escolas municipais do bairro, para assim ficarem aptos a desenvolver atividades de educação ambiental com seus alunos.

 

Objetivo Geral

Implantar a coleta seletiva nas escolas, colocando no ambiente interno os coletores caracterizados nas cores azul (papel e papelão), vermelho (plástico), verde (vidro) e amarelo (metal).

 

Objetivos Específicos

  • Valorizar a adoção de atitudes que reduzam a produção de lixo, o desperdício e os problemas ambientais.
  • Criar hábitos seletivos de consumo como, comprar produtos mais duráveis.
  • Ter maior responsabilidade em relação aos ecossistemas de dunas, rios e outros existentes no bairro do Guarapes.
  • Verificar a diversidade de lixos que existe nos ambientes: escolar, casa, rua e no bairro como um todo.
  • Identificar os impactos ambientais negativos causados pelo destino inadequado do lixo.

 

Metodologia

O desenvolvimento das atividades ficarão assim estabelecidas:

Na sala de aula serão realizadas palestras abordando os itens estabelecidos no objetivo geral, apresentação do filme "TÁ LIMPO!" e discussão de textos educativos elaborados pelo Núcleo Ambiental da Urbana, aos quais abordarão os seguintes assuntos:

  • Resíduos Sólidos;
  • Meio Ambiente; e
  • Coleta Seletiva.

No ambiente externo, será apresentado aos alunos a importância dos ecossistemas existentes nos Guarapes, suas características e ainda como a comunidade pode preservá-los.

 

Conclusão

Com as ações desenvolvidas pela Urbana a comunidade terá a oportunidade de cooperar com a limpeza pública, pois terá sensibilidade e acessibilidade ao trabalhos realizados no seu bairro.
Pela coleta seletiva, que é fundamental para o desenvolvimento sustentável, a localidade dos Guarapes terá muitos benefícios, dos quais podemos citar:

 

  • Combate ao desperdício;
  • Reduz o volume de resíduo no destino final (área de disposição dos resíduos);
  • Prolonga a vida útil do aterro (área de disposição dos resíduos);
  • Reduz a poluição do solo, da água e do ar;
  • Evita desmatamento;
  • Proporciona a economia de recursos naturais renováveis e não renováveis;
  • Reduz consumo de energia;
  • Melhora limpeza do condomínio;
  • Melhora a qualidade de vida das pessoas do condomínio;
  • Gera emprego e renda, na parte social, para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis;
  • Diminui a proliferação de doenças.

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389