Quinze grupos de idosos parceiros do Programa API – Conviver terão, pela primeira vez, a oportunidade de apresentar para o público as coreografias que vem ensaiando há meses. Ritmos como o Carimbó, Boi-de-Reis, Quadrilha, Praieira, Xaxados e Dança das Peneiras irão resgatar o melhor da cultura potiguar e nordestina em geral. O evento será dia 11 de agosto, no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (CEMURE), às 14h.

Segundo a coordenadora do API – Conviver, Kézia Menezes, a I Mostra de Danças Folclóricas promovida pelo Programa alegrou bastante os idosos envolvidos. “Nós entramos em contato com os grupos parceiros do API e os interessados foram orientados pelos nossos instrutores de dança. Estamos fazendo esse evento para os idosos, que se divertem com a chance de resgatar suas raízes. Eles até confeccionaram o próprio figurino”, ressalta a coordenadora. Cada grupo que se apresentar irá dispor de até 15 minutos. A expectativa é que cerca de mil convidados estejam presentes no evento.

O Programa API – Conviver é desenvolvido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) e atua em parceria com mais de 40 grupos de idosos em todas as quatro regiões administrativas da cidade. Busca prevenir situações de risco à pessoa idosa, com idade igual ou superior a 60 anos, por meio do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Objetiva também direcionar pessoas idosas e suas famílias à rede integrada de proteção social. Aos idosos atendidos pelo API – Conviver são oferecidas, gratuitamente, aulas de dança, pintura e artesanato.