A nutricionista do Núcleo de Controle de Alimentos da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, Sônia Maria Fernandes da Costa, apresentará um trabalho acadêmico no XXII Congresso Brasileiro de Nutrição (COBRAN 2012), que acontece dos dias 26 a 29 de Setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife.

O trabalho científico que leva o título de “Declaração Nutricional Como Instrumento de Informação da Educação Nutricional dos Consumidores – Natal/RN”, que é de Promoção de Alimentos Saudáveis, mostra como a população de Natal se comporta com relação à informação nutricional dos alimentos e se têm consciência de sua importância para a escolha de alimentos saudáveis. “Como determinação da Vigilância Sanitária, é regra que todos os alimentos devem conter a informação nutricional”, explica Sônia.

A pesquisa constatou que a população natalense reconhece a necessidade da declaração nutricional nos rótulos dos alimentos, “denotando a relevância da legislação sanitária vigente referente à obrigatoriedade compulsória desses dizeres de rotulagem nos produtos alimentícios embalados”, explica Sônia.

O estudo mostra que quanto maior a renda e a escolaridade do consumidor, maior é a busca por informação nutricional, com a finalidade de escolher alimentos mais saudáveis.

Para a chefe do Núcleo de Controle de Alimentos, Gláucia Nunes, o trabalho a ser apresentado por Sônia Fernandes, estimula a adoção de alimentos saudáveis, que é um dos pilares para a prevenção de doenças não transmissíveis como a diabetes, hipertensão e obesidade.

“A VIisa Natal está atuando para a redução da oferta de alimentos ricos em açúcar, gorduras e sódio nas escolas e o Ministério da Saúde e a Anvisa esta atuando nas indústrias alimentícias visando a redução do sódio nos alimentos processados. A população identifica os alimentos saudáveis e não saudáveis por meio da leitura no rótulo da informação nutricional do produto exercendo o direito de escolha por alimentos saudáveis e participando do processo de redução das gordura, açúcar e sódio nos alimentos industrializados”, disse.

Durante os quatro dias de evento, palestrantes do Brasil e de países Ibero-americanos mostrarão as novidades e últimos estudos de cada segmento da Nutrição no XXII Congresso Brasileiro de Nutrição, III Congresso Ibero-Americano de Nutrição, II Simpósio Ibero-Americano de Nutrição Esportiva, I Simpósio Ibero-Americano de Produção de Refeições e I Simpósio de Nutrição Clínica Baseada em Evidências.