Um dia é realmente pouco para celebrar o Dia dos Idosos. Por isso a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) amplia as comemorações em alusão a essa importante data nos abrigos de Natal. “Iremos realizar uma programação com música ao vivo, distribuição de lembranças, dinâmicas variadas e ainda um show de talentos com direito a troféu”, afirma Marcela Caldas, coordenadora do Programa de Atenção a Pessoa Idosa (Api-Conviver).
As comemorações serão realizadas em três abrigos, sempre pela manhã, a partir das 9h: Lar da Vovozinha (25/09), Bom Samaritano (26/09), Bom Samaritano (23/05) e Lar do Ancião Evangélico – LAE (26/09), todos beneficiados pela Semtas por meio do Api Conviver.
“Preparamos tudo com muito carinho e nossas equipes estão prontas para proporcionar mais um momento de valorização a esse público tão especial. Queremos promover o resgate da autoestima e fortalecer os vínculos de amizade entre os beneficiados. Será uma festa de interação e muita alegria”, ressalta a coordenadora.
Saiba mais sobre o Api Conviver
O programa dá suporte a 58 grupos ativos de idosos distribuídos nas quatro zonas administrativas da cidade, 5 abrigos e 2 centros de convivência, atendendo a 2.720 idosos de Natal. O objetivo do Programa é dar apoio aos idosos junto a família, vinculado com a rede de proteção do município. “Realizamos atividades de convivência em grupos que proporcionam melhor qualidade de vida aos usuários ligados ao programa”, explica o titular da Semtas, Alcedo Borges.
O Api Conviver conta com uma equipe de 23 profissionais composta por assistentes sociais, pedagogos, arte educadores, instrutores de dança, de música e de artesanato, técnico em nutrição, educador físico e psicólogos. Todo mês a equipe se reúne para definir o cronograma de atividades, que rende bons momentos de descontração para os idosos assistidos, como oficina de danças folclóricas, artesanato, dinâmicas de arte-educação, alongamento, palestra de serviço social, oficinas de teatro, dentre outras.
As atividades são gratuitas, realizadas uma vez por semana, e abertas para todos os idosos da cidade (a partir de 60 anos), independente de renda ou classe social.