O “Portal Mais Emprego” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), gerido em Natal pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), pelos Centros Públicos, objetiva aproximar as políticas públicas de emprego à sociedade por meio da internet. “O portal (maisemprego.mte.gov.br) visa modernizar os serviços e proporcionando agilidade, independência e transparência na execução das ações de emprego”, destaca o titular da Semtas, Alcedo Borges.

No Portal, o trabalhador pode acessar as informações do seu benefício Seguro-Desemprego, realizar o seu pré-cadastro no Sistema Nacional de Emprego (SINE), participar do processo de intermediação de mão de obra, imprimir currículo que é gerado automaticamente a partir das informações do cadastro, verificar vagas e candidatar-se ao processo de seleção, obter informações do abono salarial consultar as vagas disponíveis de emprego e de cursos de qualificação profissional.

“O Portal é uma oportunidade para o trabalhador ampliar suas possibilidades em obter emprego e de ser reconhecido mais rapidamente no mercado de trabalho. A principal regra é estar pronto, apto e disposto a se reempregar”, afirma o titular da Semtas.

O empregador também é privilegiado com o Portal. Por meio da web, é possível enviar os requerimentos de Seguro-Desemprego, anunciar gratuitamente as vagas de empregos, verificar currículos, convocar trabalhadores inscritos no Sistema Nacional de Emprego, registrar o resultado da seleção, acompanhar o processo de intermediação, enviar demandas de cursos de qualificação profissional, dentre outros.

Como ter acesso ao Portal:
Para ter acesso ao Portal o trabalhador deverá cadastrar-se em um dos dois Centros Públicos (Unidade I - Rua Fonseca e Silva, 1112 – Alecrim. / Unidade II – Praça Padre João Maria, 78 – Cidade Alta), momento em que poderá verificar se há vagas de emprego para o seu perfil profissional na região ou em outras localidades.

Uma vez cadastrado é possível acessar o Portal Mais Emprego pela internet, no endereço eletrônico (www.maisemprego.mte.gov.br). Ao realizar a inscrição, é possível ter acesso às vagas ofertadas pelos empregadores, segundo o perfil nacional, disponíveis nas agências do do SINE.

É importante lembrar que nos dois Centros Públicos, o trabalhador irá dispor dos serviços de intermediação de mão de obra (cadastro, verificação de oportunidade de emprego e encaminhamento ao mercado de trabalho), emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), habilitação ao Seguro Desemprego, inclusive para o público alvo do PRONATEC Bolsa Formação – SD e pré-cadastro em cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura, quando disponíveis.