A assistência social no município de Natal é desenvolvida de forma a facilitar o acesso da população que mais precisa. É através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, que as políticas públicas são pensadas, e então, são executadas pelos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS; a porta de entrada para os serviços de proteção social de famílias e indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade social.
“Atualmente, o município já conta com oito unidades do CRAS, beneficiando cada uma cinco mil famílias em seus territórios de abrangência. Atendemos a um total de 45 mil famílias, que nos procuram por causa da situação de pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos”, declara o titular da Semtas, Alcedo Borges.
Nos CRAS as pessoas têm suas necessidades e potencialidades identificadas, e são encaminhadas para a rede de serviços socioassistenciais, como os serviços de educação, saúde, obtenção de documentos e outros. Recebem atenção especial as pessoas com deficiência e idosas, principalmente aquelas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Os serviços prestados nos CRAS incluem ações preventivas, de convivência e socialização, inserção e acolhida, capacitação e inserção produtiva, apoio e acompanhamento familiar.
São ofertadas algumas modalidades de serviços como a Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), a convivência e fortalecimento de vínculos por meio de ações socioeducativas com grupos geracionais, intergeracionais e grupos com interesses comuns.
“As ações socioeducativas promovem o desenvolvimento da autoestima, autonomia, protagonismo, diferenciação, criatividade, sendo também desenvolvidos projetos em parceria com outros órgãos municipais, entidades sociais e instituições privadas”, afirma o secretário.
O trabalho envolve o acolhimento, o acompanhamento familiar, a realização de atividades comunitárias, a articulação intersetorial, a inclusão social, a vigilância socioassistêncial e a Busca Ativa, sendo este último uma atividade realizada no âmbito dos serviços socioassistenciais com duplo objetivo: buscar o retorno de um usuário desistente a um serviço socioassistencial e identificar potenciais usuários do SUAS para inserí-los na rede de atendimento. A busca ativa pode se dar por diversos meios, que viabilizem o contato com o usuário.
Confira o endereço do CRAS mais próximo a sua casa:
CRAS – África: Rua Conselheiro Tristão, s/n, África, Redinha.
CRAS – Felipe Camarão: Rua Nossa Senhora do Rosário, s/n-Felipe Camarão. End. Provisório: Projovem – Rua São José, 06 – F. Camarão. Próximo ao Resid. Esperança.
CRAS – Guarapes: Rua da Ribeira, 09 -A – Guarapes.
CRAS – Pajuçara: Rua Flor do Paraíso, 319, Loteamento Dom Pedro I.
CRAS – Passo da Pátria: Rua Cap. Silveira Barreto, 1016 – Alecrim.
CRAS – Planalto: Rua Cônego Deoclides Diniz, 135 – Planalto.
CRAS – Salinas: Av. Doutor João Medeiros Filho, 4570 – Potengi.
CRAS – Nossa Senhora da Apresentação: Avenida das Fronteiras, 2101 – N. S. da Apresentação. CRAS – Lagoa Azul: Av. Guaratinguetá, 682 – Conj. Gramoré – Lagoa Azul.