As crianças beneficiadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), participam nesta Semana da Pátria de eventos e desfiles cívicos. Nesta quarta-feira (5), às 9h, as crianças do Núcleo Transpetro irão desfilar em um evento em alusão ao Dia 7 de Setembro que será realizado no Bairro de Brasília Teimosa. Às 14h, será a vez dos beneficiados do Núcleo Marinha (Estação Rádio) desfilarem na Av. Everaldo Breves, principal avenida da cidade de Parnamirim.

“Os meninos irão se apresentar para toda a sociedade. Sem dúvida, será um grande aprendizado e uma experiência única para eles. É momento de despertar vocações, de mostrar que estão inseridos em contextos de socialização e cultura e de valorizar a semana que traz um significado muito especial para a nossa pátria.”, destaca Verônica Dantas, secretária adjunta da assistência social.

Na próxima sexta-feira (7), dia em que se comemora a independência do Brasil, as crianças beneficiadas pelos Núcleos Marinha (Base Naval) e Fuzileiros Navais participarão do desfile oficial da Semana da Pátria, na Praça Cívica de Natal.

Cerca de 80 crianças do Núcleo Fuzileiros Navais farão a abertura do desfile, às 7h, usando trajes brancos e acompanhados do sub oficial, do sargento, de um cabo e de um soldado, além da equipe do SCFV.

O Núcleo Marinha participará pela primeira vez deste desfile e levará em torno de 70 crianças para a avenida. Elas apresentarão duas faixas: uma do Programa Força no Esporte e outra do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “Para o desfile, a Marinha disponibilizou o tênis, o Programa Força no Esporte o uniforme, e a Semtas o ônibus e o lanche. Trabalhamos em conjunto”, afirma Miriam Flávia, coordenadora do Núcleo Marinha.

Saiba mais sobre o Serviço da Semtas:
O Serviço, que tem como público alvo as crianças e adolescentes na faixa etária entre 6 e 15 anos incompletos, está beneficiando cada vez mais jovens em seus sete núcleos. “Já estamos com 2.126 crianças e adolescentes atendidos, sempre trabalhando com o objetivo de garantir os direitos e a promoção do desenvolvimento desse público especial, em situação de vulnerabilidade”, ressalta Solange Pereira, diretora do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB).

Além das atividades de convivência e cultural, o Serviço também tem como propósito em suas ações retirar crianças e adolescentes das situações de vulnerabilidade e risco social, bem como realizar acompanhamento familiar pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

“O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos possui caráter preventivo e proativo. Todas as ações que desenvolvemos são pautadas na defesa e afirmação dos direitos, e nas capacidades e potencialidades dos jovens, com vistas ao alcance de alternativas para o enfrentamento da vulnerabilidade e risco social”, destaca o titular da Semtas, Alcedo Borges.

São desenvolvidas atividades que estimulam vivências, práticas e experiências do universo informacional, cultural e social das crianças e adolescentes. As oficinas e atividades trabalham o corpo, a mente e as interações sociais por meio de jogos matemáticos, esportivos, recreativos, e com palavras.

Núcleos SCFV:
Cidade Nova – Travessa Getúlio Vargas, s/n – Cidade Nova.
Transpetro – Rua Otoniel Menezes, 30 – Santos Reis.
Casa da Juventude – Avenida Dr. João Medeiros Filho, s/n – Redinha.
Marinha Fuzileiros – Rua Marcelio Dias, s/n, Quintas. Fuzileiros Navais.
Dom Bosco – Avenida Guaratinguetá, 715, Gramoré.
Estação Rádio da Marinha em Natal – Km 4, da BR 101 - Guarapes.
Marinha Base Naval – Rua Silvio Pélico, s/n – Alecrim.