O Programa Projovem Adolescente, que integra a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), realiza nesta primeira semana de setembro um campeonato esportivo entre os beneficiados dos núcleos da Zona Norte.
O campeonato acontecerá no núcleo do Projovem Santarém localizado na Rua Tarauacá, 272 – Conj. Santarém – Potengi, entre os dias 3 e 5 de setembro, das 9h às 11h, contando com a presença de aproximadamente 50 adolescentes que se dividirão nas modalidades de vôlei, futsal e queimada.
Para Luciene Rodrigues, coordenadora do Projovem Santarém, o evento não é apenas uma competição, mas uma ferramenta de construção cidadã. "A atividade não é apenas uma competição, ela vai muito além das disputas dentro dos estádios e ginásios. É usar o esporte como ferramenta de inclusão social, para a aquisição de valores necessários para coesão e uniformidade social dos jovens”, diz a coordenadora.
As atividades esportivas integram de maneira permanente o calendário pedagógico do Programa Projovem e tem uma importância ímpar no processo educacional dos adolescentes. “Uma de nossas missões é contribuir para que nossos jovens possam ter acesso as mais diferenciadas formas de desenvolvimento. E o esporte é um fator muito especial nesse processo. Incentiva, disciplina e melhora o rendimento dos jovens na escola”, destaca a coordenadora do Programa Projovem, Kália Trajano.
A prática esportiva como instrumento educacional tem como intuito capacitar a criança e o adolescente a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros. De uma maneira natural desenvolve potencialidades essenciais para o processo de construção social e integral de cidadão.
Saiba mais sobre o Programa Projovem:
O Programa Projovem Adolescente atua no desenvolvimento de uma educação básica voltada para a cidadania. Essa construção de uma educação diferenciada para adolescentes é aplicada por profissionais aptos a congregar em seu trabalho as inovações nas distintas áreas de conhecimento e de incorporar as mudanças sociais e as suas consequências na educação. O programa já beneficiou 5.700 adolescentes nos seus 10 núcleos e atualmente assiste 2.200 jovens por meio de uma educação especializada, enriquecida pela valorização da cultura, esporte e acesso a tecnologia digital.