Cuidar é educar? Essa é uma das perguntas que cerca de 250 professores que atendem crianças de zero a dois anos, em 48 Centros Municipais de Educação Infantil estão procurando responder no curso Diálogos entre Educação e Cuidados, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (SME).
“O professor de educação infantil tem compromisso com seu trabalho”, garante a pedagoga Cláudia Farache, do Setor de Ações e Projetos da Educação Infantil da SME. Cláudia é uma das professoras formadoras do curso, ministrado no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure). Atuando há 15 anos com educação infantil, Cláudia afirma que cursos dessa natureza trazem impactos positivos para a prática dos professores e, conseqüentemente, para os alunos e para a educação.
Falando especificamente dos profissionais que atuam com educação infantil na rede municipal, a pedagoga explica que a graduação em pedagogia, formação da maioria dos educadores infantis, e menos ainda o curso de magistério oferecem um olhar direcionado para essa etapa da educação, o que reforça a necessidade da SME oferecer cursos para esses professores.
Com 40 horas de duração, o curso está sendo oferecido a 10 turmas de educadores infantis, sendo duas pela manhã, duas à tarde e seis à noite, todas no Cemure. No programa constam temas como cuidado com a saúde do bebê, a importância do trabalho educativo com o bebê e orientação para o cuidado com a voz do professor, entre outros. Enfermeira e fonoaudióloga estão entre os professores formadores.
Para a educadora infantil Juliana Cardoso dos Santos, que trabalha no CMEI Nossa Senhora Santana, no bairro Nordeste, a participação no curso tem proporcionado descobertas que vão melhorar a atuação com os 24 alunos, cuja faixa etária varia de dois anos a dois e 11 meses. Como exemplo, citou a Shantala, técnica indiana que consiste em massagem e que foi tema da aula desta terça (28). “Eu pensava que esse tipo de massagem era apenas para bebês, mas fiquei sabendo aqui que pode ser feito com crianças de até nove anos. Acho que vou fazer com meus alunos”, arriscou.
Educadores infantis, coordenadores pedagógicos, gestores e auxiliares de sala também participam do curso, que tem como objetivo possibilitar reflexões sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças e enfatizar a indissociabilidade entre o educar e o cuidar.