A prefeita Micarla de Sousa assinou na manhã desta quinta-feira (19) um termo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), para a realização de análise e elaboração de estudos ambientais de engenharia na capital. O principal objetivo do acordo é agregar a experiência dos profissionais da universidade à constituição de projetos em drenagem urbana, transporte e meio ambiente no município.

A chefe do executivo municipal destacou ser “propício” o momento que Natal vive para a concretização de parcerias como esta, que irão garantir obras significativas de infra-estrutura para a cidade. “Nós temos hoje quase um milhão de habitantes e a cidade sofre com a falta de infra-estrutura. A drenagem de Natal, por exemplo, foi feita 30 anos atrás, então tudo isso precisa ser revisto. Nesse momento é muito importante estarmos aqui hoje fechando essa parceria com a UFRN, que tem no seu quadro técnicos de altíssima qualidade”, destacou Micarla de Sousa.

Na assinatura do termo estiveram presentes ainda os secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans Bezerra, Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes, Diana Motta, Obras e Viação, Demétrio Torres e de Planejamento, Orçamento e Finanças, Augusto Carlos Viveiros. A vice-reitora da UFRN Ângela Maria Cruz e o superintendente da Funpec, José Luiz da Silva Júnior, também participaram.

Esta é apenas a primeira de uma série de outras parcerias que virão, garantiu Micarla de Sousa. Conforme declarou a prefeita, com a entrada da capital potiguar no Programa de Aceleração do Crescimento de Infra-Estrutura do Governo Federal, que irá construir um milhão de casas em todo o País, das quais 12 mil residências serão em Natal, em parceria com a prefeitura, um novo acordo técnico poderá ser assinado com a Universidade.

“Nós estamos integralmente abertos para trabalhar de forma cooperada e conjunta, em benefício de Natal porque temos um potencial imenso para colocar à disposição do município”, garantiu o reitor da UFRN, José Ivanildo do Rêgo.

A própria construção das quatro Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), garantidas pelo ministro da Saúde José Gomes Temporão para a capital, deverá também instituir um novo acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal. “Temos muitos projetos que podemos trabalhar em parceria com a UFRN”, reforçou Micarla de Sousa.

Outra idéia da chefe do executivo municipal é contar com a instituição de ensino para desenvolver um projeto de modernização e desburocratização da gestão no município. “Trabalhando nessa modernização, conseguiremos otimizar a gestão e conseqüentemente diminuiremos os gastos públicos, o que hoje é fundamental para enfrentar esse momento de incertezas ocasionado pela crise”, acrescentou.

O professor Manoel Lucas Filho, diretor do Centro de Tecnologia da UFRN, destacou ainda o quanto a UFRN precisa contribuir com a sociedade e, principalmente, com os órgãos públicos. E reforçou a vontade da instituição em auxiliar a prefeitura na execução de projetos em transporte, meio ambiente e drenagem urbana na capital.