Cerca de quarenta crianças entre 3 e 5 anos ganharam um presente de música, alegria e educação nesta  sexta-feira (17), com a visita do Coral Municipal Sons da Terra ao Centro de Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vilma Dias, no bairro de Mirassol, zona sul de Natal. A apresentação do coral faz parte do projeto Concertos Didáticos realizado mensalmente pela Secretaria Municipal de Educação (SME) por meio do Departamento de Cultura e Desporto.

Composto por 26 integrantes entre professoras e assessoras pedagógicas da rede municipal, o Coral Sons da Terra desenvolve trabalhos de musicalidade junto às escolas da rede municipal há 18 anos. Segundo explica a professora e regente do coral Rosângela Ferreira Silva de Albuquerque, o foco em anos anteriores estava nas escolas de nível médio e fundamental. Para 2009, a proposta do coral é levar o trabalho ao público de ensino infantil dos CMEI’s. Ainda de acordo com a regente do coral, a recepção vem sendo muito boa, tanto da parte das crianças, quanto dos professores e pais, que aprovam a iniciativa.

Nas apresentações, o coral mistura música, contação de histórias e apresentações teatrais embalada por clássicas cantigas infantis como “O cravo brigou com a rosa”, “Ciranda Cirandinha”, entre outras.

Iniciado em março, o cronograma dos Concertos Didáticos continua até o mês de outubro, sempre com duas apresentações por mês.

Projeto Brincando com o Barro

O entusiasmo com o qual os alunos do CMEI Vilma Dias receberam a apresentação do Coral Sons da Terra não é por acaso. Desde o início do 2º trimestre de 2009, todas as sextas-feiras os alunos do centro participam de uma programação cultural, elaborada pelas próprias crianças em parceria com os professores. A iniciativa faz parte do projeto de pesquisa Brincando no Barro, que alia os conteúdos didáticos ensinados em sala de aula com diversas formas de expressão artística.

A professora do Vilma Dias, Rozilda Soares de Lima, explica que aliar arte ao conteúdo trabalhado em sala de aula é uma forma de estimular o interesse pelo aprendizado, bem como a criatividade e a expressão dos alunos. As formas de arte utilizadas variam de acordo com o assunto trabalhado e são aplicadas em todas as turmas do ensino infantil atendidas no CMEI.

”Apresentamos o conteúdo e relacionamos com uma expressão artística. Pode ser teatro, dança, desenho, mímica, entre outras. O importante é dar autonomia para que as crianças possam criar e aprender”, destaca a professora.
As produções das crianças são apresentadas aos pais e aos outros alunos dentro das sextas-feiras culturais, que também contam com a participação de convidados de fora da escola, como o Coral Sons da Terra.