Foi aberta a Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas na reitoria do campus da UFRN. A solenidade, realizada na manhã desta terça-feira,19, marcou o inicio das atividades que acontecerão nos dias 21 e 22 com ações de educação e conscientização sobre a problemática, de fundamental interesse público.
Na solenidade esteve presente a Secretária Adjunta da Semtas (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social) Verônica Dantas, que representou, sobretudo, a vontade do Município de continuar desenvolvendo ações de enfrentamento as drogas e a dependência química. “Vamos continuar desenvolvendo e participando de obras que combatam, conscientizem e eduque sobre o perigo que a droga é para o individuo e para a sociedade, é de fundamental importância estabelecer parcerias para que o enfretamento se torne ainda mais efetivo”, relatou a Secretária Adjunta da Semtas, Verônica Dantas.
A programação da Semana Nacional sobre Drogas está sendo organizada pelo CONEN-RN em parceria com o NOADE (Núcleo de Orientação e Acompanhamento aos Usuários e Dependentes Químicos de Natal) e o Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Drogas (DEPAD) da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas com seu apoio.
A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas foi criada com o objetivo de estimular a sociedade brasileira a refletir sobre os problemas do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas, e desde então vem incentivando o cidadão a participar das ações antidrogas desenvolvidas no país. Durante o evento, serão apresentadas ações referentes à política antidrogas, além de eventos como palestras, seminários e entrega de materiais informativos. Mobilizando a sociedade em direção as ações preventivas; alertando a população sobre os riscos do uso de drogas, combatendo o tráfico, orientando a respeito dos fatores de proteção a família, na escola e na comunidade de forma geral.
Essa semana, o DEPAD volta suas atividades para a educação, mas durante todo ano oferece serviço especializado de acolhimento, atendimento, orientação, encaminhamento e acompanhamento aos usuários e dependentes de substanciais, assim como apoio a seus familiares, residentes no município de Natal. Nos últimos três anos beneficiou mais de 1.100 cidadãos que necessitam do norteamento para problemas de drogadição em seus lares, colaborando com o processo de tratamento e reinserção social desta demanda.