A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) promoveu no final da manhã deste sábado (18), a assinatura de parceria com hotéis da cidade para absorção de mão de obra qualificada nos Centros Públicos. Na ocasião, a secretária titular da Semtas, Rosy de Sousa firmou um convênio entre o município e o Banco do Brasil para a intermediação de microcrédito para estes profissionais. Em seguida, foi feito um protocolo de cooperação entre a secretaria e a Gestão dos Bairros Municipais de Lisboa (Gebalis) e a diplomação de 90 alunos dos cursos de operador de micro, produtor de beleza, garçom e garçonete e manicure.

A solenidade que ocorreu no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda, na Cidade Alta, visa o desenvolvimento das oportunidades de estágio para os participantes dos cursos de qualificação oferecidos no local. Estiveram presentes também o presidente administrativo da Gebalis, Luis Natal, o primeiro secretário da Câmara Municipal do Natal, Albert Dickson e o Superintendente do Banco do Brasil, Otaviano Campos.

“Hoje estamos fazendo o casamento das ações e o encerramento dos cursos, e com o Banco do Brasil foi feito um convênio para que os nossos alunos tenham um caminho direto junto ao banco e com juros diferenciados. Já com os hotéis, pretendemos estender esta parceria para toda rede hoteleira. Nós queremos qualificar mais para garantir a empregabilidade e colocação deste profissional no mercado detrabalho”, afirmou a titular das Semtas, Rosy de Sousa.

Na oportunidade foi assinada uma carta de intenção entre a prefeitura, por meio da Semtas e os representantes dos hotéis Pirâmide, José Santos e Praia Mar, Rodrigo Moraes. Com a parceria serão desenvolvidas atividades conjuntas onde serão garantidos estágios de 40 horas para os participantes dos cursos de capacitação nestes empreendimentos.

“Foi realizado hoje um acordo comercial para a troca de experiências entre a prefeitura, por meio da Semtas e a Gebalis. Nós temos uma estrutura semelhante ao Centro Público, lá em Portugal. Acreditamos que é mais importante fornecer as ferramentas para que as pessoas possam conseguir sair da situação do desemprego”, declarou o presidente da Gebalis, Luis Natal.

Segundo Carlos Seixas, que já concluiu três cursos oferecidos pelo Centro, se qualificar é um fator importante no mercado de trabalho.“Eu vim para cá buscar uma qualificação para trabalhar e hoje eu vou começar a contratar gente. Fiz três cursos aqui e isso fez a diferença e me auxiliou na hora de me tornar um empregador”, comentou Carlos Seixas, um dos profissionais do curso de garçom diplomado neste sábado.