O município do Natal, por intermédio do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Bosco Afonso, representando a prefeita Micarla de Sousa, deu sua contribuição na audiência pública Rio+20, ocorrida na manhã de hoje, 14, no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Proposta e conduzida pelo deputado estadual Gilson Moura (PV), a audiência teve o objetivo de ampliar a discussão sobre a conferência Rio+20, que será realizada no período de 13 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro.
Bosco Afonso falou sobre a contribuição do município de Natal ao meio ambiente e urbanismo com a regulamentação das últimas cinco Zonas de Proteção Ambiental (ZPA’s), além da revisão de mais duas ZPA’s que haviam sido regulamentadas há 18 anos desde a implementação do Plano Diretor de Natal.
O secretário também esclareceu sobre a intensificação da fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) no alto de Ponta Negra, coibindo os abusos causados pela poluição sonora em bares e casas noturnas: “A Semurb vem tomando medidas para o bem-estar da população. Chamamos os proprietários de bares e casas noturnas para conversar antes de agirmos”, disse o gestor.
A audiência pública foi aberta pelo professor do curso de Gestão Ambiental da Universidade Potiguar (UnP), Thiago de Paula Nunes Mesquita, que tratou do tema “Crise ambiental” e fez um histórico sobre as conferências patrocinadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde a 1ª Conferência da ONU sobre Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo (Suécia), em 1972, até a de Joanesburgo (África do Sul), em 1992.
A Organização das Nações Unidas (ONU) trabalha sobre dois eixos centrais na Rio+20, que reedita a Eco-92, também realizada no Rio há duas décadas. A primeira vertente diz respeito à criação de uma economia verde baseada simultaneamente em desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza. Em segundo lugar, a criação de um quadro institucional a favor do desenvolvimento sustentável.
Participaram, ainda, da audiência o representante da Fundação Verde Herbert Daniel, José Paulo Toffano; o presidente do Idema/RN, Gustavo Szilagyi; o presidente do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte, Elias Alves Teixeira; deputado estadual Hermano Morais e a representante da Caern, Laélia de Melo, afora o presidente de honra do Partido Verde no estado, Rivaldo Fernandes, estudantes e ambientalistas.