Mãe adotiva não escolhe a filha ou o filho. A união se dá pelo mistério da simpatia mútua entre mãe e filho num abraço terno, num olhar, ou um simples gesto. Aconteceu com dona Selma Maria Costa. Ela não carregou no ventre, mas fez nascer no coração, e trouxe para o braço duas crianças que estavam sem família na Casa de Passagem, que é pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).
“A Casa de Passagem acolhe em caráter provisório e excepcional, crianças e adolescentes de 0 a 17 anos de idade, de ambos os sexos, em situação de risco pessoal e social. Oferece apoio social, psicológico e educacional para a reconstituição dos vínculos sociais, familiares e afetivos dos acolhidos. Ao todo mantemos quatro Casas na cidade”, explica Verônica Dantas, secretária adjunta de assistência social da Semtas.
Brotou em dona Selma o desejo da maternidade, ao ver seus filhos já ficando adultos. “Tinha muita vontade de criar mais um casal. Com o passar dos anos, passei a querer cada vez mais. Minha família apoiou a decisão de adotar novos filhos. Peguei informações no Conselho Tutelar, fui à Vara da Infância e Juventude, e passei a fazer parte do Cadastro Nacional de Adoção e fiquei na fila, à espera do momento, da minha vez de adotar”, explica a dona de casa.
Dona Selma relata que foi imensa a felicidade ao saber que poderia adotar. Hoje, Douglas (2 anos) e Yasmim (1 ano) já integram a sua família. “Chega chorei quando soube que já era minha vez de pegá-los. Antes de adotá-los fazíamos visitas à Casa de Passagem para acompanhá-los, e sempre a equipe foi bastante facilitadora, atenciosa e sensível ao meu caso”, conta feliz a mãe adotiva.
Douglas foi adotado há nove meses e Yasmim está sob sua guarda há um mês. Yasmim no primeiro dia já chamou dona Selma de “mamãe”, e o mesmo ocorreu com poucos dias de convivência com Douglas. “As crianças estão me mostrando o prazer e a doçura que é cultivar o amor de materno. Esse dia das mães será mais que especial, pois temos mais dois lindos motivos para comemorar. Eles são o meu melhor presente”, comemora.