As servidoras da Vigilância Sanitária de Natal Sônia Soares e Gláucia Nunes apresentam trabalhos de pesquisa e relato de experiências, no congresso World Nutrition Rio 2012, que acontece de 27 a 30 de abril na capital carioca.
Os trabalhos foram selecionados pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), por apresentarem relevância nas questões metodológicas e terem haver com os temas do congresso.
O trabalho da nutricionista da SMS, Sônia Soares / SMS/Natal/ UFRN e equipe, é uma pesquisa e está intitulado de “A Rotulagem do Óleo de Soja Transgênica: Um Estudo de Caso em Natal/RN”, que partiu de avaliação nas grandes redes de supermercados da cidade, onde foram verificados nos rótulos dos fabricantes de as marcas de óleos de soja identificados como transgênicos, para saber se estavam de acordo com a legislação da ANVISA.
Sônia Soares explica a importância da participação no congresso. “Esse trabalho vai mostrar para a ANVISA, que a Vigilância Sanitária de Natal está cumprindo o seu papel na defesa dos direitos a informação e faz uma ponte para o direito à saúde do consumidor”, diz ela.
Já o trabalho da chefe do Núcleo de Alimentos da SMS, nutricionista, Gláucia Nunes /SMS e equipe, tem como título a “Alimentação Saudável nas Escolas: a contribuição da Vigilância Sanitária de Natal/RN”, é uma relato de experiência nas escolas privadas de ensino médio e fundamental, visando proteger o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).
A Vigilância Sanitária - VISA buscou estabelecer um diálogo com diretores, coordenadores pedagógicos, responsáveis técnicos e donos de cantinas das escolas, na perspectiva de adotarem uma alimentação saudável considerando a escola um espaço de saúde, evitando o uso de produtos industrializados.
A equipe realizou palestras para 40 escolas de 3 Distritos Sanitários, com participação de alunos do curso de nutrição/UFRN. Considerando a essencialidade do DHAA para a consolidação da democracia no Brasil, nas palestras realizadas, a Vigilância Sanitária, procurou ressaltar o aspecto do direito do cidadão.
O trabalho é baseado na legislação sanitária e na adoção da promoção de uma alimentação saudável buscando o controle das doenças não transmissíveis como a obesidade, hipertensão, diabetes entre outras. O intuito é controlar o uso de alimentos com açúcar, sal, gorduras trans e saturadas, refrigerantes entre outros, promovendo a adoção de alimentos naturais, que são saudáveis.
Gláucia Nunes comentou sobre objetivo do trabalho da VISA/ Natal desenvolvido nas escolas. “Esse trabalho segue as diretrizes do Ministério da Saúde, que tem o compromisso de reduzir e prevenir as doenças não transmissíveis” destacou Gláucia.
Trabalhos
O trabalho “A Rotulagem do Óleo de Soja Transgênica: Um Estudo de Caso em Natal/RN” tem as autorias de Sônia Soares /SMS/UFRN, Leopoldina Maria de Melo Batista /SMS, Gláucia Nunes / SMS, Amanda Maria de Souza Nascimento / UFRN e Janete Clara de Medeiros/ UFRN.
O trabalho “Alimentação Saudável nas Escolas: a contribuição da Vigilância Sanitária de Natal/RN” conta com as autorias de Sônia Soares, SMS/ UFRN, Gláucia Nunes/ SMS/, Janete Clara de Medeiros /SMS / Natal, Carlos Magnos de Oliveira /SMS Natal, José Alberonildo Pires de Azevedo / SMS/ Natal, Luciano Carlos Teixeira /SMS/ Natal e Maria Goreth Alves de Azevedo/ SMS/ Natal.
Congresso
O tema geral do World Nutrition Rio 2012 é Conhecimento, Política e Ação, o que significa a tradução da melhor evidência para políticas e programas efetivos que protejam, preservem e melhorem a saúde das populações em todo o mundo. O World Nutrition Rio 2012 abordará os enormes e complexos desafios contemporâneos postos para aqueles com que atuam na área de alimentação e nutrição em saúde coletiva.
O congresso reunirá acadêmicos, gestores, profissionais e ativistas para representar um novo começo para a área de alimentação e nutrição em saúde coletiva, com vistas a torná-la apta a enfrentar os desafios deste século.